Afinal, o que é vinho?

novo horizonte

Por Aline Oliveira*

Aline Oliveira é sommeliere em formação pela Faculdade Ruy Barbosa DeVry Universiy, em Salvador, e enófila eterna. Apaixonada por vinhos e todos os seus mistérios e sabores.

Tinto, branco, rosé, verde. Com muito tanino, sem tanino. De aroma frutado, amadeirado, de barrica, ácido. Muitas definições que resumem uma das bebidas mais consumidas do mundo: o vinho. E fugindo das normas técnicas, é possível conhecer mais dessa bebida milenar.

Cerca de 6 mil anos antes de Cristo, era com vinho que Gregos e Romanos celebravam seus momentos felizes. Sejam festas pagãs ou religiosas, de norte a sul, ali estava presente o vinho.

Quinta bebida mais consumida do mundo e com maior popularidade na Europa, a cultura do vinho vem ganhando espaço em outras partes do globo. O Brasil ocupa o 96° lugar dos países que mais consomem vinho. Alguns dos vinhos e espumantes produzidos por aqui, começam a ganhar lugar em mercados mais exigentes.

O vinho relaxa, traz tranquilidade, eleva a autoestima. Provoca sorrisos, aproxima as pessoas, gera sensações. Com uma taça na mão é possível deixar de lado os problemas, mas também encontrar solução para eles.

A bebida de Bacco – Deus do Vinho -, é produzida com as cepas vitis viníferas, que são uvas próprias para a produção do vinho. Colheita, maceração, fermentação e envelhecimento são alguns dos processos de produção do vinho. Um caminho percorrido para que a bebida possa ter aroma, paladar e estrutura que agrade quem o aprecia.

E se apenas tomar um bom vinho é suficiente para elevar a alma, harmonizar com deliciosos pratos pode ser um jeito simples de encantar a vida. O vinho é simples e complexo ao mesmo tempo. Difícil defini-lo.

O bom vinho te traz lembranças, faz com que recordações possam permear os momentos. Bebe-se pelo prazer de beber, mas também pela vontade de conhecer novos lugares, desbravar novas experiências e encontrar paz.

A pergunta “o que é o vinho?” talvez seja mais complexa de responder do que se parece. Ele pode ser muitas coisas, depende da experiência de quem o bebe. Abrir uma garrafa é encontrar a novidade do momento, é também fazer história.

Mais do que descobrir uma resposta objetiva que possa suprir essa indagação, hoje  queremos que você encontre, em um bom vinho, a sua própria resposta. Independente do quão maravilhoso o vinho seja pra mim, ele pode ser ainda mais incrível para você, basta experienciar.

*Aline Oliveira é sommeliere em formação pela Faculdade Ruy Barbosa DeVry Universiy, em Salvador, e enófila eterna. Apaixonada por vinhos e todos os seus mistérios e sabores.



Artigos, Bahia, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)