Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia

Foto: Secom – PMVC

Diferentes lugares do mundo e diferentes expressões artísticas estão representados na programação do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia que começou nessa quinta, 23, em Vitória da Conquista. Espetáculos musicais, acrobacias, mímicas, poesia, dança, entre outras apresentações, integram a programação com a participação de artistas de nove países.

A alemã Laura Dilettante está entre esses artistas. Ela é cantora e instrumentista e está pela primeira vez no Brasil. “Participo de festivais, também toco em palcos, em teatros, já estou acostumada a me apresentar assim na Europa”, declarou Laura, minutos antes de começar a se apresentar com o seu acordeom. “Estou adorando conhecer o Brasil, a organização do festival é fantástica”.

“Esse é um festival para a família toda, da criança a vovó”, diz o diretor artístico do evento, Bernard Snyder, que também se apresenta como o “Homem Banda”. “O festival funciona da seguinte maneira: a gente escolheu diferentes pontos no espaço do Centro Glauber Rocha e as apresentações acontecem simultaneamente. As pessoas que gostam mais de shows vão para o espaço da música, quem gosta mais de malabarismo e de acrobacias, vão para outro ponto e assim vai acontecendo”, explica.

Além dos nomes internacionais, artistas brasileiros estão participando. A região de Conquista também está representada, pela Cia de Dança Enigma de Rua, de Barra do Choça. “Nós estamos muitos felizes porque foi algo inesperado, nos inscrevemos faltando um dia para encerrar as inscrições. Quando saiu o resultado e vimos que só o nosso grupo tinha sido selecionado para representar a região, ficamos mais felizes e super ansiosos. Preparamos uma performance bem legal e esperamos fazer bonito”, afirmou a jovem Keila Silva, integrante do grupo.

Já em sua 13ª edição, esta é a primeira vez que o Festival acontece na região sudoeste do estado. O evento acontece com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Em Conquista, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Cultura e de Comunicação, também é apoiadora.

“Apoiar um evento como esse é importantíssimo, os artistas precisam assistir a outros artistas, isso aqui funciona como um workshop, uma oficina. Essa é uma oportunidade única, é uma espécie de intercâmbio cultural sem sair da cidade”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha.

A programação continua nesta sexta, 24, no Centro Glauber Rocha, a partir das 17 horas. A entrada é gratuita.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)