Programa Mais Futuro é discutido em Vitória da Conquista

novo horizonte

Por Indhira Almeida

Fotos: Indhira Almeida

O programa Mais Futuro, do Governo do Estado, foi tema de audiência pública realizada na tarde de hoje (23) em Vitória da Conquista. Proposta pelo vereador Fernando Vasconcelos, a audiência reuniu autoridades políticas, estudantes e profissionais da educação para debater o tema.

O ‘Mais Futuro’ é um programa de assistência estudantil, criado para promover a permanência e melhoria do desempenho dos estudantes das universidades estaduais baianas.

O deputado Zé Raimundo participou da composição da mesa, ao lado do Subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo, do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste, Paulo Roberto Pinto Santos, do estudante de Economia e coordenador geral do DCE da Uesb, Willian Martins, da pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb, Maria Madalena, da Gerente de Recursos Humanos da Uesb, Marli Matos e da Gerente de Assistência e Assuntos Estudantis da Uesb, Maísa Ferraz. Participaram ainda da audiência o vice-líder da oposição, o vereador Valdemir Dias e o diretor da Direc 20, Ricardo Costa.

Durante a audiência, o Subsecretário de Educação Nildon Pitombo, esclareceu os detalhes do edital, ouviu os estudantes, que fizeram críticas e sugestões para melhoria do programa  e se comprometeu a levar as demandas para o conhecimento da secretaria de educação.

O deputado Zé Raimundo enfatizou que a assistência estudantil é uma pauta antiga, que depois de muitas reivindicações dos movimentos estudantil e docente, começam a tomar forma. “Eu acho que esse programa precisa ser visto como uma primeira aproximação do poder executivo central, que cria uma base legal para o conjunto das universidades estaduais. Testemunhei, enquanto docente da Uesb, a situação de alunos que muitas vezes não tinham dinheiro pra pagar nem a metade da passagem. Esse é um grande debate no Brasil: o problema da desigualdade social. Não há nenhuma possibilidade de construirmos uma civilização minimamente humana se nós não combatermos radicalmente a desigualdade”, disse.

Para o reitor da Uesb, Paulo Roberto, “nós temos um estudante hoje dentro das universidades que tem uma condição socioeconômica que às vezes não permite que ele continue o curso. Então isso faz com que aumente a evasão dentro das universidades. Então programas de permanência estudantil são fundamentais para que a gente possa diminuir essa evasão. É um valor financeiro que eu acho que vai contribuir para minimizar a condição e fazer com que o estudante possa terminar o curso”, enfatizou.

Para o vereador Fernando Vasconcelos, o debate envolvendo os estudantes foi um primeiro passo importante para contribuir ainda mais com o programa.

 

Programa Mais Futuro

O programa é voltado para os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam estudando em uma das quatro universidades estaduais baianas. O estudante inscrito no programa tem auxílio financeiro para dar continuidade aos estudos, evitando o abandono do ensino superior. O programa tem como meta beneficiar nove mil estudantes universitários.

As inscrições para o programa vão até o dia 31 de março e podem ser feitas no site: http://maisfuturo.educacao.ba.gov.br/permanencia.



Bahia, Destaques, Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)