Política conquistense: Professor Cori defende plebiscito para que Conquista não perca território para Anagé

novo horizonte

O vereador Coriolano Moraes (Professor Cori) esteve reunido nesta terça-feira (21), em Salvador, com o deputado estadual Crisostomo Antônio Lima, mais conhecido como Zó, do PC do B, que atualmente é presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia.

A pauta: a possibilidade de Vitória da Conquista perder território para o município de Anagé.

Segundo o vereador, Anagé não dispõe dos serviços básicos para o referido território e que esses serviços já são oferecidos pelo município de Vitória da Conquista. “Por isso defendemos a realização de um plebiscito, para que as comunidades possam escolher”, defendeu Professor Cori.

Ainda no encontro com o presidente da Comissão, Cori solicitou uma reunião com representantes da prefeitura de Anagé para que seja retirada a ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade). “No ano de 2015 eu e o então vereador Arlindo Rebouças entregamos um ofício a Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia solicitando uma posição sobre a ADI e até agora não obtivemos resposta”, disse o vereador, que, após o encontro, agradeceu o deputado na certeza que de no mais breve possível saia um posicionamento da comissão.

O mais prejudicado com uma eventual divisão seria o Distrito de José Gonçalves, que perderia mais de vinte localidades para Anagé, entre elas, Roseira, Tanque Velho, Batista, Catarina I e II, Boa Sorte, Mãe Eleotéria, Boqueirão, Visão, Deus Dará, Baixa do Muquém, Lagoa do Mulatinho, Lagoa do Facão, Lagoinha, Baixa do Cocá, Quebra Mato, Barreiro e Lagoa de Simplício, totalizando uma média de seis mil moradores.



Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)