Conquista: Deputado discute projeto ‘Kaza Glauber’

A viabilização do projeto Kaza Glauber, iniciativa reivindicada por duas décadas pela classe artística conquistense e que articula, material e simbolicamente, a memória cinematográfica e cultural brasileira em torno da obra do mundialmente famoso cineasta conquistense, Glauber Rocha, foi uma das pautas da visita do deputado federal Arthur Maia (PPS) a Vitória da Conquista, neste sábado, 11.

Durante encontro com representantes da cultura na cidade, articulado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira (PPS), o deputado se mostrou interessado em interceder e facilitar os trâmites legais para a aquisição e tombamento da casa onde nasceu o artista, localizada na Rua 2 de Julho, prevista para se tornar a sede do projeto. Ainda durante a conversa, o deputado telefonou para o atual Ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), e propôs intermediar o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC) e o município para que o acervo da obra do cineasta, hoje sob a guarda do MinC, possa ser deslocada para Vitória da Conquista, para a Kaza Glauber. Freire recebeu bem a ideia e deverá conceder audiência à comissão que atualmente cuida do processo de implantação do projeto, além de representantes da Câmara de Vereadores. “Discutimos muitos projetos com o deputado Arthur Maia e esse é muito importante para Conquista, resgata a nossa memória. Vamos dar todo o apoio para que ele se concretize”, disse o presidente.

Nesta primeira discussão, ficou acordada ainda uma aproximação mais direta com a comissão do projeto, formada por Paloma Rocha, filha de Glauber, e outros membros da família do cineasta, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de outras instituições parceiras, no sentido de agilizar os encaminhamentos da aquisição da casa e dos primeiros passos para a implantação da Kaza Glauber.

Além da Kasa Glauber, Arthur Maia tratou ainda do projeto de implantação da Rádio Câmara e ações para a continuidade dos trabalhos do Memorial Câmara, reaberto ao público no final de 2016.

* A Kaza Glauber recebe a grafia diferente, utilizando as consoantes K e Z, em homenagem ao próprio cineasta que em seus escritos subverteu a língua portuguesa adotando uma grafia específica a partir da palavra Kinema, que no grego significa movimento.



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)