Conquista: Empresários pedem ao prefeito retorno da mão dupla na Avenida Brumado

Foto: Secom – PMVC

O prefeito Herzem Gusmão, acompanhado por sua equipe de governo, foi ao bairro Brasil, na noite dessa quarta-feira, 8, para se reunir com empresários e comerciantes da Avenida Brumado, com o objetivo de discutir a mobilidade urbana da via. O encontro, realizado na Pizzaria América, foi intermediado pelo vereador Danillo Kiribamba.

A comissão de empresários apresentou ao prefeito o desejo de que o trânsito na avenida volte a ser mão dupla e que a ciclofaixa existente seja instalada em uma via intermediária. Ambas as intervenções foram adotadas pela gestão anterior em 2014 e, de acordo com os empresários, sem ouvi-los.

O prefeito reforçou que a Prefeitura está empenhada em fazer com que a cidade seja destravada na área da mobilidade, o que abrange a Brumado. Mas, que a solução virá com base em estudos, que já estão em andamento e passam pela definição de outras situações de trânsito.

“Porque, por exemplo, para alterar a concepção da Avenida Brumado, tem de se pensar na Frei Benjamin, num alargamento do ‘bueiro’, não permitir conversões à esquerda em toda sua extensão para quem está subindo ou descendo para os bairros Brasil e Ibirapuera”, esclareceu Herzem.

“Tenho certeza de que poderemos ter algo melhor para esse importante corredor que é a avenida Brumado. Os técnicos estão concluindo o projeto e vamos nos reunir de novo com esses empresários, convidar o vereador para que eles possam apreciar o projeto. O que não podemos e não vamos é improvisar”, assegurou o prefeito.

Luthier e dono de uma loja de instrumentos musicais na Brumado há 25 anos, Juscelino Morbeck, viu com bons olhos a realização desse estudo e o fato de um prefeito ter ido ao bairro, pela primeira vez, ouvi-los. “É um estudo aprofundado, é escutar a população que vai fazer com que não sejam cometidos os mesmos erros do governo passado. Esta vinda dele foi um fato histórico”, avaliou.

O representante da zona oeste na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoelzito Dias, espera, com a solução final, voltar a ver a pujança do comércio na Brumado. “Estamos de acordo com as reivindicações feitas. Entendemos que grande parte dos empresários foi prejudicada com as mudanças realizadas. Esperamos que esse estudo de viabilidade apresente a melhor solução para fortalecer o comércio local”, comentou.

O vereador Kiribamba parabenizou o prefeito pela atitude de estabelecer esse diálogo franco com os empresários. “Parabenizo o prefeito que veio aqui, num gesto de muita inteligência, escutar os comerciantes, dialogar, mas principalmente por estar fazendo um estudo. Porque não podemos no achômetro, achar que a Brumado vai dar certo de um jeito ‘a’ ou de um jeito ‘b’. Temos de ter profissionais gabaritados que façam esse novo projeto, tendo em vista o prejuízo causado com a medida anterior, inclusive com o fechamento de empresas e demissões”, concluiu.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)