O carnaval vem aí! Saiba como se alimentar antes, durante e depois da folia!

O período de carnaval está se aproximando e nesse feriado de festas muitas pessoas costumam viajar e mudar um pouco a rotina. Entrevistamos o nutricionista do Núcleo de Saúde da Unimed do Sudoeste, Fábio Andrade para contribuir com dicas relacionadas à alimentação antes, durante e após esse período festivo. Confira!

1 – Próximo ao carnaval, muitas pessoas fazem dietas “malucas”, qual a recomendação de alimentação antes desse período festivo?

O correto é que as pessoas não fizessem essas dietas “malucas” na busca por um resultado rápido, pois elas geralmente são restritas em nutrientes importantes, como os carboidratos e as gorduras, responsáveis por fornecer energia para nosso corpo.

Recomendo, antes do carnaval, manter uma alimentação equilibrada e

fracionada em pelo menos 5 a 6 refeições ao dia, com aumento na ingestão

de frutas e verduras (por possuírem baixa calorias e serem fontes de vitaminas e minerais), consumir carboidratos de melhor qualidade como cereais integrais, arroz integral, raízes (batata doce, inhame, aipim) e uma fonte de proteína (carne vermelha, peixe, frango).

2- E durante? Para aqueles que vão ao litoral ou vão “cair na folia”, curtir blocos, noites sem dormir, entre outros.

Por ser um período festivo as pessoas exageram no consumo de alimentos ricos em gorduras e bebidas alcoólicas. O ideal é tentar fazer pelo menos 3 refeições ao dia, sempre leves e de rápida digestão. Realizar um bom café da manhã por ser a primeira refeição do dia e para alguns até a única, introduzindo uma porção de fruta. Para reposição de líquidos, pode ser utilizado um isotônico abundante no litoral que é a água de coco, rica em minerais como sódio e potássio.

3 – E após o período festivo que tudo volta ao normal? O que você sugere como alimentação?

Na volta da folia o ideal é desintoxicar o organismo, é aquele momento que deve ser dado um descanso para o fígado, evitando bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados, preferindo consumir vegetais verdes escuros como couve, rúcula, espinafre, agrião. Evitar o consumo de carne vermelha, alimentos embutidos como calabresa, salsicha, presunto entre outros.

4 – Em relação à bebida alcoólica, o que é recomendado?

A bebida alcoólica provoca desidratação no nosso organismo, por isso a ressaca no dia seguinte. O ideal é fazer uma boa hidratação durante o consumo delas, recomendado consumir 500ml de água a cada 600ml de bebida alcoólica e no dia seguinte manter essa hidratação

“Curta o carnaval com muita paz, tenha moderação no que será consumido pois tudo que é excesso traz consequências para nosso organismo, mantenha uma boa hidratação, faça refeições leves, isso já ameniza os danos.” – aconselha Fábio.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)