Conquista: Operação resulta em diversas apreensões nas feiras livres da cidade

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) informou que a Operação Conjunta Balança Legal está atuando nas feiras livres de diversos municípios da Bahia, inclusive em Vitória da Conquista e outros 39 municípios da região.

Em Vitória da Conquista, o órgão teria recebido denúncias de que balanças irregulares estariam sendo disseminadas nas feiras livres da cidade. As balanças que não possuem o selo do Inmetro são consideradas irregulares, ou seja, ilegais. Em Vitória da Conquista cerca de 30 balanças são verificadas por dia.

Desde o início da operação, pelo menos 80 balanças já foram apreendidas. Após apreensão, essas balanças são destruídas.  Esses instrumentos não têm nenhuma confiabilidade metrológica porque não passaram por controle metrológico podendo causar prejuízos ao consumidor e ao próprio detentor do instrumento.

Sobre a Operação Balança Legal – O Ibametro mapeou as feiras livres de todo o Estado para encontrar as irregularidades, produziu levantamento detalhado e prossegue percorrendo outras cidades para retirar os equipamentos sem conformidade do mercado.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)