Conquista: Prefeitura e empresários discutem possíveis mudanças no trânsito na Avenida Brumado

Empresários instalados na avenida Brumado foram recebidos pelo prefeito Herzem Gusmão e pelos secretários de Infraestrutura, José Antônio Vieira, e de Serviços Públicos e Transportes, Esmeraldino Correia, na tarde desta segunda-feira,13. Na pauta, traziam propostas e alternativas para modificações nas regras de trânsito vigentes na avenida.

Desde 2014, ali vigora um sistema binário: a avenida Brumado possui uma ciclovia na parte esquerda e permite somente o trânsito em mão única no sentido bairro-centro, enquanto que o sentido centro-bairro flui nas avenidas Maranhão e Pará.

No período posterior a essas mudanças, a Prefeitura registrou uma redução no número de acidentes sem vítima na avenida Brumado: de 87 em 2014 para 72 em 2016.

No entanto, os empresários sustentam que as mudanças nas regras de trânsito também levaram a uma redução no movimento do comércio. Segundo eles, mais de 20 estabelecimentos comerciais fecharam as portas, e outros tantos tiveram de cortar gastos por meio da demissão de funcionários.

“Foram feitas mudanças que nos geraram muito conflito, tanto na parte de comércio como na parte de trânsito. E é nesse pensamento conjunto, nessa parte de ouvir e ser ouvido, que eu acho que faz valer realmente toda a democracia que nós merecemos hoje em dia”, afirmou o empresário Fred Pontes, proprietário de uma casa lotérica na avenida Brumado.

‘Sem improvisos’ – Após ouvir as ponderações dos empresários, o prefeito Herzem Gusmão informou sobre estudos de engenharia de tráfego que estão sendo feitos por uma empresa especializada, a fim de encontrar soluções para o tráfego na cidade – inclusive na avenida Brumado. E convidou os empresários a participar, por meio de sugestões.

“Eles reclamaram muito que, na época em que implantaram modificações lá na avenida Brumado, eles não foram ouvidos. E implantaram a ciclovia, que gerou muitos transtornos”, explicou o gestor.

“Mas nós prometemos não improvisar. Estamos com engenheiros estudando. E quando o projeto estiver pronto, eles serão convidados para que eles possam avaliar, sugerir, quem sabe, até modificações”, concluiu.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)