Conquista: Trânsito será modificado para realização de maratona; confira as mudanças


SC1_7883-cpy-598x399
Numa reunião realizada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, foram definidos os últimos detalhes para a realização da Meia Maratona do Sertão Baiano, marcada para o dia 12, próximo domingo.  Embora esteja em sua primeira edição, a competição já faz parte do calendário nacional das grandes corridas de rua.

Estão inscritos aproximadamente 700 atletas da Bahia e de outros nove estados brasileiros – alguns deles considerados de elite, como Marcelo Avelar, vencedor da Walt Disney World Marathon Weekend, em Orlando (Flórida), em 2016, e Edielza Alves dos Santos, que foi 4ª colocada da Corrida de São Silvestre, em 2008.

maratona-OK-cpy-598x399

Participam atletas nas modalidades 5, 10 e 21 quilômetros. A largada será às 7h, do estacionamento do Serviço Social da Indústria (SESI). Os corredores seguem pela avenida Olívia Flores em direção à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e retornam na rotatória, pela mesma via, em direção ao Centro, depoios dobram à esquerda na rotatória próxima ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, descem pela avenida Luís Eduardo Magalhães e entram à direita na rua Ivo Freire de Aguiar, numa faixa separada para os atletas.

Aí, correm até as proximidades da avenida Rosa Cruz e retornam pela mesma via, refazendo todo o percurso novamente em sentido contrário. Os atletas da modalidade 21 quilômetros fazem o percurso por duas vezes, até voltar ao estacionamento em frente ao SESI.

Mudanças no trânsito – Devido à Meia Maratona, haverá mudanças no trânsito das 6h às 11h do dia 12. A avenida Olívia Flores estará bloqueada no sentido Uesb-Centro, até as proximidades do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Por isso, o trânsito (inclusive para o transporte coletivo) fluirá em mão dupla na outra via da mesma avenida – a que normalmente funciona em sentido Centro-Uesb.

Também haverá bloqueio parcial na avenida Ivo Freire de Aguiar, entre os cruzamentos com as avenidas Luís Eduardo Magalhães e Rosa Cruz, uma faixa será exclusiva para os atletas e a outra será liberada para os veículos. O tráfego fluirá normal no sentido Bairro-Centro. “A gente orienta os condutores a utilizarem a Av. Braulino Santos, em vez da Olívia Flores; as avenidas Rosa Cruz ou Brasil, em vez da Luís Eduardo, além de vias auxiliares, como a Jorge Teixeira e a Franklin Ferraz, que podem otimizar os deslocamentos”, informa o agente de trânsito Tiago Barros.

Em toda a extensão do percurso, 25 agentes de trânsito estarão a postos, orientando os condutores a respeito das alterações no tráfego. Além da Prefeitura, também estarão no apoio a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Esquadrão Falcão.

Assim que a Meia Maratona chegar ao fim – o que se espera que ocorra por volta das 11h –, o trânsito no local retorna à programação de domingo: Olívia Flores bloqueada no sentido Uesb-Centro e reservada à prática de atividades físicas e de lazer, e trânsito fluindo em mão dupla na via contrária. E assim permanecerá, até as 13h.

‘Entrosamento’ – Segundo o coordenador municipal de Esportes, Jaldo Mendes, é importante que o Governo Municipal apoie eventos desse tipo. “Além de incentivar a saúde, também mobiliza outros aspectos, como a rede hoteleira e os restaurantes. São muitas pessoas conhecendo a cidade”, avalia Mendes.

“É impossível realizar um evento esportivo, na cidade ou em qualquer outro lugar, onde não haja um entrosamento entre a parte pública e a parte privada”, afirma o empresário Alexandrino Filho, um dos organizadores da Meia Maratona do Sertão Baiano. “Para nós, é muito satisfatório o governo abraçar essa questão do esporte”, acrescenta.

Para saber mais sobre a Meia Maratona do Sertão Baiano e a cidade de Vitória da Conquista, clique no link abaixo:

http://meiadosertaobaiano.com.br/



Destaques, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)