Coluna Investimentos: Investimento Isento de Imposto De Renda

Por *Elton Veiga

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um tipo de investimento em renda fixa, que costumam ter retornos bem superiores ao da caderneta de poupança. Uma das grandes vantagens é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas. A LCI é um título de renda fixa emitido por um banco,  e lastreado por empréstimos imobiliários, ou seja, os bancos captam o recurso por meio das LCI para conceder empréstimos imobiliários aos seus clientes.

Os títulos podem ter rentabilidade pré ou pós-fixada, assim o investidor pode saber exatamente quanto vai receber durante o tempo de aplicação ou então terá um retorno que flutuará de acordo com as taxas de juros praticadas no mercado.

No caso das LCI pós-fixadas, o investidor receberá um percentual do CDI (Certificado

de Depósito Interbancário) negociado com a instituição que emite o título. O CDI costuma oscilar bem próximo à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira,  fixada pelo Banco Central. Normalmente, quanto maior o prazo e o valor da aplicação, maior o percentual do CDI pago aos investidores. Já no caso das LCI prefixadas, o investidor fica sabendo no momento da aplicação qual será se rendimento, independentemente da oscilação do CDI no período.

Uma das grandes vantagens desse investimento em LCI é o fato dela ser garantida

pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil. Isso quer dizer que, caso a instituição bancária onde você investe tenha problemas e, na pior das hipóteses, “quebre”, o FGC garante até este limite aplicado. Portanto, é como se o investidor contasse com um “seguro” contra perdas. É a mesma segurança que tem a caderneta de poupança. Para quem quer investir mais do que R$ 250 mil, a dica é optar por vários títulos de instituições diferentes. Por isso, respeite esse limite para investir com mais segurança.

Assim, o investidor poderá garantir um retorno mais elevado em um investimento cujo risco continuará muito baixo, graças ao FGC.

Os bancos geralmente vendem as LCI emitidas pela própria instituição. Já muitas corretoras de valores distribuem LCI de vários bancos, então a chance de encontrar papéis mais rentáveis é maior.

O título só pode ser resgatado no vencimento e o dinheiro não poderá ser movimentado até lá. Por isso é sempre importante adequar a aplicação ao seu objetivo. Se você está investindo para comprar um carro daqui a seis meses, por exemplo, escolha um papel com vencimento daqui a 6 meses.

*Elton Veiga é um assessor de investimentos certificado pela FGV/ANCORD, credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e vinculado a uma das maiores instituições financeiras do país com mais de 50 bilhões sob custódia. Trabalha auxiliando investidores no mercado financeiro na cidade de Vitória da Conquista e pode orientar e solucionar suas dúvidas. Contatos: (77)98821-1265 e (77)99148-9108 Whatsapp.



Artigos, Bahia, Destaques, Economia, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)