Conquista: Rui assegura que obras conclusivas do aeroporto vão começar

novo horizonte

rui aero

O governador Rui Costa confirmou ontem (2), no legislativo estadual baiano, o que havia sido informado ao deputado Zé Raimundo pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Cavalcante: as obras conclusivas do aeroporto de Vitória da Conquista começam nos próximos dias. Ele também assegurou que a construção da Barragem do Rio Catolé será iniciada ainda neste primeiro semestre.

ze cavakcanti

“Vamos entregar o novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Já concluímos as obras da pista e iniciaremos, nos próximos dias, as obras do terminal de passageiros”, afirmou o governador, ao apresentar  o balanço das suas ações e  plano de metas para esse ano de 2017, durante a abertura da terceira Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, com a participação do secretariado e dirigentes de órgãos do executivo, representantes do Judiciário e outras autoridades federais e estaduais.

ze wagner

Acompanhando sistematicamente, junto com o deputado federal Waldenor Pereira,  o andamento do projeto do aeroporto, deputado Zé Raimundo teve dois encontros recentes para tratar da obra com o secretário da Seinfra, na última terça-feiras (31/01) e na sessão de abertura do ano legislativo. ” É com muita alegria que recebemos a confirmação do governador Rui Costa, que tem o compromisso com a conclusão do nosso aeroporto regional. A empresa que vai concluir a obra do terminal dos passageiros já foi homologada e, como ele disse, nos próximos dias deve ser iniciada esta etapa conclusiva”, comemorou o parlamentar.

De acordo com o projeto arquitetônico, o terminal de passageiros terá área construída de 3.500m² e será composto de saguão, check-in, área de embarque e desembarque, raio x, balcões de venda, reservas e informações.

Barragem

Zé Raimundo comemorou também a confirmação de Rui Costa sobre a barragem do Rio Catolé, que vai ampliar em quatro vezes a capacidade de fornecimento de água para Conquista e municípios vizinhos. “Vamos iniciar ainda neste semestre as obras das barragens do Catolé e Baraúna, que irão beneficiar respectivamente as regiões de Vitória da Conquista e Seabra”, disse o governador.

“Sabemos que nesse momento a situação do abastecimento é preocupante em Vitória da Conquista, já que a obra intermediária do rio Gaviãozinho para aumentar o fornecimento de água para o sistema Agua Fria I e II está em curso, mas efetivamente será a barragem do rio Catolé que irá definitivamente solucionar o problema. Por isso, o governador  mais uma vez reiterou o seu empenho para iniciar a obra nos próximos meses”, ressaltou o deputado.

Na sessão do legislativo em que o chefe do Executivo  anuncia os grandes investimentos e obras representativa da sua gestão, o deputado Zé Raimundo elogiou  a atuação de Rui Costa: “É como alegria que constatamos que o governador vem trabalhando com muita dedicação na capital e no interior. E mais uma vez observamos que este é um governo que cuida da população mais pobre e dos mais necessitados, da mesma forma que também apoia os empresários e grandes obras”, disse.

Educação

Dentre as medidas anunciadas, o deputado destacou a prioridade do governo para reforçar a  Educação, inclusive com investimento para melhorar a estrutura física das escolas e construir 40 novas escolas e unidades. Além disso, vai investir na construção de 41 quadras poliesportivas e no fortalecimento da cultura, em parceria com as secretarias da Educação e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). “Vamos lançar 80 escolas culturais do Estado, fazendo uma fusão das secretarias de Cultura, de Educação e de Justiça. Cada escola dessa terá um núcleo da Orquestra Sinfônica do Neojiba e os auditórios e teatros dessas escolas estarão abertos ao público, com eventos teatrais, musicais e culturais, transformando essas escolas em espaços abertos para a sociedade”. disse Rui Costa.

Dos projeto estruturantes que estão em curso, o governador afirmou que, depois de negociações com o governo federal, está estabelecido que, até o mês de junho, será lançada a licitação de concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). “Ainda há uma brutal concentração de PIB baiano no entorno da Região Metropolitana [de Salvador]. Por isso, é uma obsessão nossa a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste. Fui à China, passei dez dias e conseguimos convencer uma das maiores empresas daquele país a se interessar por este projeto e também na ligação do Oceano Pacífico com o Atlântico”.

Segundo Rui, no trecho até Caetité, a Fiol já está com 70% das obras executadas. “Eu me comprometi com os chineses, assinei um protocolo que, independente do governo federal, o Estado vai levar a Fiol de Caetité até o Rio São Francisco e, posteriormente, até a divisa [com Tocantins], colocando recursos do Governo do Estado. Já teremos obras este ano no Porto Sul, em Ilhéus, que vai beneficiar também Itabuna e toda a região”.

O governador foi enfático ao anunciar que  2017 será o ano das estradas da Bahia. “Boa parte desses recursos já está assegurada pelos bancos Mundial e Europeu. Este último deve ser assinado em breve. Teremos também um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao Banco do Brasil e boa parte deste empréstimo será investido na recuperação da maior parte das nossas estradas”.

Na área de Ciência e Tecnologia, Rui comentou que a fibra ótica vai chegar para todo o interior do estado. “Planejamos e estamos negociando com investidores privados a parte de infraestrutura de tecnologia da informação. Vamos licitar a disponibilidade das 340 torres da TVE, com direito de passagem nas nossas estradas estaduais. Queremos com isso levar a fibra ótica, que é sinônimo de desenvolvimento, para todo o interior da Bahia. Até o fim de março, todas as nossas escolas e órgãos públicos da capital serão conectados por fibra ótica, reduzindo a nossa conta de telefonia e de banda larga”.

TEXTO: Joana D’Arck



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)