Conquista: Prefeitura anuncia novo critério para a vacinação contra febre amarela

Vacina-red2-585x399

A Secretaria Municipal de Saúde está dando continuidade ao trabalho de combate à febre amarela com vacinação de rotina em todas as unidades de saúde. Quem nunca tomou a dose ou está com viagem marcada para regiões identificadas como áreas de risco, deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de casa; mas outro critério foi acrescentado. A partir de agora, quem precisa se imunizar para viajar deve comprovar que realmente vai para uma das regiões onde a vacinação é recomendada. Podem ser apresentados passagem com o destino, comprovantes de reserva de hotéis ou qualquer outro documento que possa atestar que a pessoa vai viajar.

Essa medida já foi adotada em Salvador e agora passou a ser uma exigência também em Vitoria da Conquista. Segundo a coordenadora de imunização, Ana Maria Viana Ferraz, o novo critério tem como objetivo garantir o bem-estar do usuário. “O Ministério da Saúde já divulgou uma nota explicando que o excesso da vacina no organismo faz mal, podendo levar, inclusive, à morte. Por isso é preciso observar se a pessoa já foi vacinada e se já se passaram dez anos desde a última vacina, que é o mínimo para que seja administrada uma nova dose”, afirma Ana Maria. Ela explica, também, que as exigências vão ajudar no controle nas salas de vacina da febre amarela para que seja garantida a imunização de todos.

Além do comprovante de viagem, quem procura os postos da cidade para tomar a vacina deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caderneta de vacinação e documento de identidade com foto. Ainda de acordo com a coordenadora de imunização, esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos postos: “o usuário geralmente não apresenta esses documentos e isso é importante para saber se ele pode realmente ser vacinado”.

Vale lembrar que a exigência dos comprovantes de viagem não vale para as crianças, pois fazem parte do público- alvo do calendário de vacinação.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)