Vitória da Conquista recebe a Praça José Marinho de Andrade

cidade-verde-01-17-2

jose marinho

No próximo sábado, o Grupo Marinho de Andrade, gestor da marca Teiú, entregará à comunidade conquistense a Praça José Marinho de Andrade, fruto do Programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

A praça é uma homenagem ao pioneiro da indústria de larga escala em Vitória da Conquista e fundador da Indústria Teiú, o saudoso José Marinho de Andrade. O espaço abriga um monumento no qual estão registrados os principais marcos do desenvolvimento da indústria de larga escala em Vitória da Conquista e a sua importância para a região. “Esta praça nos traz boas recordações do “Doutô Marinho”, como era carinhosamente chamado. A cada novo ano, percebemos o quanto ele foi visionário e empreendedor ao idealizar a indústria de larga escala na cidade, fundando a Teiú, em uma época de poucas ou quase nenhuma informação. Portanto, este monumento, além da homenagem a ele, será também uma forma de compartilharmos esta linda história”, registra Cláudio Marinho, sócio-herdeiro do Grupo e, atualmente, Presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista.

A entrega da praça à cidade coincide com o ano no qual a Teiú completa os seus 60 anos. “Este é um ano especial e de muita alegria para todos que ajudam a construir o sucesso da Teiú. Sempre procuramos manter os valores do trabalho, da família e da fé, ensinados pelo “Doutô Marinho”, e, assim, chegamos aos 60 anos como uma marca reconhecida em todo o Brasil e alinhada aos modernos conceitos de gestão do século XXI. Ter a oportunidade de entregar esta praça para a cidade onde tudo começou é igualmente um momento de muita alegria e gratidão”, relata José Luis Marinho, diretor comercial da Teiú.

O novo espaço urbano foi desenvolvido pela Teiú através de um projeto assinado pelo arquiteto conquistense Robson Leite, que priorizou a criação de um ambiente agradável para a população e também como forma de demonstrar a importância das praças para o desenvolvimento sustentável das cidades. Segundo Helder Mendes, presidente do Grupo Marinho de Andrade, a praça será também mais um marco na busca pela melhoria da qualidade de vida na área urbana. “As cidades precisam voltar as suas atenções para a manutenção e criação de áreas verdes e a promoção do convívio social. Nesse sentido, este Programa “Adote uma Praça” é uma excelente referência e precisa cada vez mais ser ampliado e estimulado”, destaca.

Ao falar sobre a construção da praça, Mendes destaca que todos os aspectos de engenharia e paisagismo foram pensados nos mínimos detalhes para que o espaço se inclua de forma harmoniosa no ambiente ao seu entorno. “Optamos, por exemplo, por implantar um sistema de iluminação pública com utilização de led, pois este tipo de recurso proporciona diferentes benefícios, tais como o menor consumo de energia elétrica e melhor iluminação do ambiente, contribuindo para a segurança da população. Creio que a Praça José Marinho de Andrade seja a primeira da cidade com utilização de um sistema de iluminação total em led”, conclui.

Além do sistema de iluminação em led, a Praça José Marinho de Andrade se enquadra no conceito das praças digitais, modelo já adotado nas mais importantes cidades do mundo, no qual dentro do ambiente será possível o acesso livre à internet. Para Helder Mendes, esse tipo de espaço público é ideal para implantar projetos de tecnologia que contribuam para a inclusão digital. “O Grupo Marinho de Andrade tem como um dos seus princípios fomentar a inclusão digital. Assim, não poderíamos construir uma praça para a nossa comunidade sem ofertar este benefício”, destaca.

A solenidade de entrega da Praça José Marinho de Andrade, localizada na Avenida Régis Pacheco, acontece no próximo sábado, dia 4, às 16h30min.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)