Coluna Investimentos: Como Investir no Tesouro Direto?

Por *Elton Veiga

elton veiga

O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é considerado uma opção de investimento de baixo custo e segura, já que os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco em uma economia. Os papéis do Tesouro geralmente ficam no topo de rendimento, acima da inflação e maior que a caderneta de poupança.

Primeiro passo para iniciar é cadastrar no site do Tesouro Direto e abrir uma conta em uma corretora de valores. O processo é simples e não toma muito tempo. Caso você já tenha conta em corretora, fica ainda mais fácil.

Analise o prazo do título que pretende comprar. É importante que o prazo do título esteja relacionado com seu objetivo para a aplicação. Se estiver juntando dinheiro para comprar uma casa ou se aposentar, por exemplo, prefira títulos com prazos de vencimento mais longos. Assim, é possível conseguir uma rentabilidade mais elevada. Mas evite títulos longos se o saque do dinheiro estiver programado para daqui a poucos meses.

Os três tipos de títulos mais populares entre as pessoas físicas são:

  • Tesouro Prefixado (LTN) – Título com rentabilidade definida (prefixada) no momento da compra.
  • Tesouro Selic (LFT) – Título com rentabilidade diária vinculada à taxa Selic.
  • Tesouro IPCA + (NTN-B) – Títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA

(Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação “oficial” do país), acrescida de juros.

Em relação aos custos, a taxa de custódia é cobrada pela BM&FBovespa sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos. A taxa é cobrada semestralmente e representa o equivalente a 0,3% ao ano, e como em qualquer aplicação de renda fixa sem isenção, sobre os ganhos com títulos do Tesouro Direto também são cobrados impostos. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é devido apenas quando o prazo da aplicação for inferior a 30 dias. Já o Imposto de Renda incide apenas sobre o rendimento, e quanto maior o prazo do dinheiro aplicado, menor será a alíquota.

*Elton Veiga é um assessor de investimentos certificado pela FGV/ANCORD, credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e vinculado a uma das maiores instituições financeiras do país com mais de 50 bilhões sob custódia. Trabalha auxiliando investidores no mercado financeiro na cidade de Vitória da Conquista e pode orientar e solucionar suas dúvidas. Contatos: (77)98821-1265 e (77)99148-9108 Whatsapp



Bahia, Brasil, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)