Conquista: Prefeitura realiza chamada pública para aumentar profissionais e serviços de saúde

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Reduzir o tempo de espera para a realização de exames e ampliar a oferta de serviços especializados são alguns dos objetivos da Chamada Pública divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a contratação de novos prestadores, o Governo Municipal pretende aumentar o número de profissionais em diversas especialidades, entre elas neurologia, endocrinologia e gastropediatria, além da quantidade de exames de imagem oferecidos.

Paralelo a isso, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento do número de exames e consultas médicas aguardando marcação em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista. O diretor de Regulação, Controle e Avaliação do município, Alexsandro Nascimento, destacou que muitos desses pedidos foram solicitados há mais de um ano.

“Pretendemos concluir esse levantamento até o final do mês de março, pois em virtude de dificuldades técnicas esse trabalho está sendo executado de modo manual. O sistema de informática que existe hoje na Central de Marcação não permite que as consultas em espera nas unidades sejam imediatamente lançadas no sistema”, explicou o coordenador.

Outra medida adotada pela direção de Regulação, Controle e Avaliação é a descentralização do agendamento de consultas e exames. Além da Central de Marcação de Consultas, doze unidades de saúde já realizam esse procedimento, e a Administração Municipal pretende aumentar esse número. “Cerca de 40% dos exames marcados são perdidos porque os pacientes não são avisados a tempo. Com o agendamento nas próprias unidades, pretendemos melhorar essa comunicação com o usuário e evitar essas perdas”, disse Alexsandro.

Além de moradores de Vitória da Conquista, pacientes de outros 72 municípios pactuados são atendidos nas 41 especialidades que compõem o elenco de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ampliar o aporte de recursos na área da saúde, o Governo pretende fazer a repactuação com esses municípios.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)