Sudoeste baiano: Museu de Jequié ganha inventário

Foto: Secom - PMJ
Foto: Secom – PMJ

Uma antiga demanda da comunidade de Jequié começa a se tornar realidade, nestes primeiros dias de 2017. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a ASSAM – Associação dos Amigos do Museu Histórico de Jequié, realiza inventário do museu da cidade.

Os museólogos Antônio Varjão Matos, Renilda do Vale e Railda Sampaio deram início ao trabalho no Museu Histórico de Jequié João Carlos Borges. Este projeto é idealizado pelo Edital Setorial de Museus do Fundo de Cultura da Bahia.

O prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, já demonstrou estar disposto a colaborar na manutenção e recuperação desta parte da história do município. “Preservar a memória do nosso povo é manter a cidade viva e uma forma de fortalecer suas bases.”, disse Sérgio.

De acordo com Antônio Varjão, museólogo responsável pelo acervo do Museu de Jequié e um dos realizadores do projeto, os registros de inventário servem bem mais que apenas viabilizar formas de localização de cada peça disponível. São importantes ferramentas de investigação, divulgação, gestão de acervo e segurança das coleções.

Conforme cronograma estabelecido, os trabalhos serão realizados ao longo de 2017. Maria Lúcia da Silva Teixeira, coordenadora do Museu Histórico de Jequié João Carlos Borges, comemora a entrega deste importante acervo devidamente catalogado à sociedade até o fim do ano: “É a ferramenta primordial para que o Museu possa cumprir melhor seu importante papel na comunidade: contar a história de Jequié e região”.



Destaques, Sudoeste

Comentário(s)