Região Sudoeste em alerta contra a Febre Amarela; Conquista mantém vacinação de rotina

hqdefault

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia emitiu um alerta para 45 municípios em toda a Bahia por causa do surto da doença da febre amarela que atinge o norte de Minas Gerais, em todo o país mais de 40 pessoas morreram por causa da doença somente neste ano. O comunicado recomenda vacinação de 100% da população desses municípios.

Aqui na região o alerta é para os municípios de Carinhanha, Iuiu e Malhada. Vitória da Conquista não está inclusa na lista de alerta da Sesab, mas devido o aumento de casos no estado vizinho que fica a apenas 100 km de distância de Vitória da Conquista, o aumento da procura aumentou nas clínicas particulares de vacinação.

Em reportagem exibida pela TV Sudoeste nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que o município conta com 870 doses da vacina contra a febre amarela distribuídas nas unidades de saúde. E disse também que a quantidade é suficiente para a demanda.

Sobre a doença: A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela. Em caso de alguma suspeita da doença a pessoa deve procurar imediatamente um médico.



Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)