Opinião: Os 10 melhores eventos de Vitória da Conquista em 2016

Por Gilmar Dantas – Especial para o Blog do Rodrigo Ferraz

14718869_1113496115353185_5760829610150023474_n

Nem precisamos dizer o quanto 2016 foi difícil para a produção cultural em Conquista, com eventos importantes não sendo realizados: Parada LGBT, Mostra Cinema Conquista, Por Isso É Que Eu Canto e Natal da Cidade não figuraram neste calendário. Coube à produção independente segurar a onda e vários eventos incríveis foram criados, além de outros se consolidarem. É bom lembrar que as principais características destacadas pra composição desta lista são: o potencial de inovação e renovação; a capacidade de lidar com baixo orçamento e a capacidade de interferir no cenário cultural da cidade. Assim, mega eventos como o Festival de Inverno acabam ficando fora desta lista, o que não quer dizer que sejam ruins. Obviamente o show de Marília Mendonça foi maravilhoso, mas de acordo ao que se espera de uma artista que lota uma casa com ingressos a partir de cem reais. Show de Wesley Safadão também pode ter sido impecável, mas totalmente de acordo com um artista que tem um cachê na casa de centenas de milhares de reais. Confira nossa lista por ordem alfabética:

Dancehallvibez: Entra ano e sai ano e o Complexo Ragga continua puxando pra frente o dancehall na cidade. Sempre surpreendendo, arriscando, construindo parcerias e inovando. Destaque para a edição da VIP Lounge Bar.

 

Devaneios Sonoros: Evento que busca trouxe grandes atrações musicais pra cidade, como Scambo, Maglore e Anels Assumpção, mas sem perder o compromisso com a cena local e com as novidades do cenário nacional, como a Ventre (RJ) e a Overfuzz (GO).

:

 

Dia de Feira:Uma das propostas inovadoras que mais fizeram sucesso na cidade.Itinerante, ocupou praças do Bairro Brasil ao Candeias, sempre contanto com uma grande adesão do público.

:

Mostra Awêry Vivências Cênicas: naturalmente seria apenas uma mostra de final de curso, caso fosse conduzida por qualquer professor. Seria se não estivéssemos falando da maravilhosa Drica Amorim. Com sua dedicação e força, transformou o evento num dos mais ricos espaços de apresentações culturais que temos na cidade.

 

Noite Fora do Eixo: A volta de um dos projetos culturais mais duradouros. Mantendo o mesmo formato de sempre (uma atração local e uma atração convidada), o evento teve seu auge em plena segunda-feira, quando uma multidão de preto lotou o Teatro Carlos Jehovah.

 

Próxima Estação: Iniciativa da Adusb, o festival inovou ao mesclar uma programação com atividades infantis, shows incríveis e um debate político muito forte em torno do momento extremamente tenso que estamos vivendo.

:

 

Retiros Autorais: projeto mais intimista desta lista. A ideia de Achiles funcionou demais e o público conquistense pôde apreciar as composições de artistas como Marcia Castro e Helio Flanders na sua forma mais pura.

 

Sarau & Palco Aberto Hotel Mambembe: se eu tivesse que organizar esta lista por ordem de importância, sem dúvida nenhuma o sarau estaria no topo. Evento que conseguiu se consolidar como o principal evento de revelação de novos talentos no cenário conquistente.

 

Veraneio: o grande evento do verão conquistense, com shows, gastronomia, cervejas especiais e tenda eletrônica. Funcionou demais e lotou a concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, marcando também o retorno do Coletivo Suíça Bahiana.

Xcania: Consolidou-se como A FESTA. Por mais que vários outras bem legais tenham surgido, como a Oba Oba!, o peso da Xcania é único e fica até difícil de dizer qual a melhor edição, mas vale destacar a presença de convidados especiais como Boss In Drama.



Artigos, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)