Conquista: Após encontrar 20 escorpiões em casa, mulher muda de residência

Por João Melo – Conquista News

Foto: João Melo
Foto: João Melo

Uma nova infestação de escorpiões voltou a aparecer Na Urbis 5. JOELMA FAGUNDES (foto) moradora do acesso disse ao  que nos últimos dias conseguiu detectar na sua residência pelo menos 20 peçonhentos.  Os animais venenosos foram vistos na cozinha, na parede, no banheiro e sua criança, Valentina, chegou a pisar num deles. Aterrorizada, ela mudou de residência.

“Estamos tendo um ataque de escorpiões. Ligamos para a Prefeitura, pedimos providências e até agora nada”, desabafou a moradora.  A proliferação está relacionada ao impacto ambiental causado pela ocupação urbana, que aumentou a cadeia alimentar dos escorpiões, principalmente as baratas.

Orientações

Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia sob cascas e folhas caídas de árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas, fendas, muros e porões, além de locais onde se acumula o lixo doméstico. São mais ativos durante os meses quentes do ano (verão), mas em épocas de muita chuva podem sair em busca de abrigo em áreas secas e residências.

Nos acidentes considerados leves, a pessoa apresenta inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Segundo os especialistas, os acidentes graves provocam vômitos intensos e freqüentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da freqüência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque.

Não é aconselhável usar inseticidas para combater os escorpiões, porque o desalojamento temporário pode favorecer a dispersão dos focos e o aumento da população do animal.

– É preciso manter quintal, jardim e arredores da residência sempre limpos, evitando plantas de muita folhagem.

– Não se deve jogar lixo e entulhos próximos a residências. O lixo é um bom ninho para os escorpiões.

– Eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Os escorpiões têm necessidade de água.

– Eliminar as baratas, que são o alimento preferido dos escorpiões.

– Tampar ralos de chão, pias e tanques.

– Observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los.

– Observar com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los.

– Não matar sapos e lagartos. Para as galinhas o escorpião é um bom prato.

– Ter cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos.

– Manter as camas afastadas da parede.

– Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas.

– Evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas. Os escorpiões usam como meio de acesso à residência.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)