Conquista: Passeio ciclístico pela prevenção do diabetes acontece domingo (27)

pedala

No próximo domingo (27/11), ocorrerá o Pedala Conquista, passeio ciclístico que faz parte da programação do projeto ConquistAZUL cujo o objetivo é proporcionar orientação, conscientização, mobilização e atendimento médico especializado gratuito para as principais complicações associadas ao Diabetes com intuito de diminuir sua morbilidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos.

Principais informações:

Horário e local da concentração para saída:

A concentração será às 8h no SESI (colégio próximo à UESB), haverá também caminhada, para aqueles que não têm bicicleta. Todo o percurso terá acompanhamento da Polícia Militar, Simtrans e Corpo de Bombeiros.

Camisas:

No SESI serão distribuídas 400 camisas do evento. Para adquiri-la basta levar um quilo de alimento não perecível (que serão doados).

Café da manhã:

Ao final do percurso, haverá um café da manhã para todos no SESI.

Mutirão do diabético:

A partir das 8h será realizado atendimento ao público, gratuito, com estes serviços: aferição de pressão e glicemia capilar, cálculo de IMC e orientações nutricionais, teste de hepatite, exame do pé diabético, mapeamento de retina e acuidade visual com oftalmologistas.

As senhas para os atendimentos serão distribuídas das 8h às 10h. A programação visa atender até 500 pessoas.

ConquistAZUL

No dia 14 de novembro é comemorado em todo o mundo o Dia de Prevenção ao Diabetes. No Brasil, o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP promove o Mutirão do Olho Diabético que são ações de conscientização e atendimento à população. Em 2004, essa iniciativa se estendeu para Bahia por meio do médico Rafael Andrade que resolveu implementar sua experiência na cidade de Itabuna. Em pouco tempo, o Mutirão do Diabético tornou-se multidisciplinar e mobilizou grandes entidades públicas e civis, além da participação em massa da sociedade.

Neste ano, Vitória da Conquista trouxe esta nova temática para o Novembro Azul. O evento já se iniciou com importantes parcerias e patrocinadores que estão garantindo a mobilização e atendimento de muitas pessoas em nossa cidade. Durante todo o mês foram veiculadas informações sobre a doença nos principais veículos de comunicação da cidade, ocorreu um Mutirão no dia 18/11 que atendeu a 350 pessoas e a programação do evento se encerrará no próximo domingo (27/11) com o Pedala Conquista e o Mutirão.

 



Destaques, Esporte, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)