Black Friday: Procon de Conquista orienta consumidores para não cair em fraudes

sc1_9656-598x399

Começa oficialmente na próxima sexta-feira, 25, as promoções da Black Friday em todo o país. Para aproveitar os preços promocionais oferecidos por estabelecimentos comerciais e lojas virtuais e não cair em fraudes, é necessário que o consumidor fique atento a algumas dicas.

A primeira delas, destaca o coordenador do Procon de Vitória da Conquista, Carlos Públio, é verificar a necessidade do produto ou serviço que pretende adquirir. “É importante que o consumidor avalie se realmente precisa comprar nesse momento para que não fique endividado”, disse.

Com as compras planejadas, o consumidor deve verificar a confiabilidade das empresas e segurança dos sites, verificando CNPJ, número de telefone e endereço físico, além de analisar se os descontos são mesmo reais. “Isso é possível pesquisando os preços apresentados antes das promoções”, orienta Públio.

Os consumidores devem ainda analisar os prazos para entrega dos bens adquiridos, o valor do frete e evitar fazer depósitos em contas bancárias de pessoas físicas. “O ideal é o pagamento por boletos ou cartões de crédito”, completa o coordenador do Procon.

Para que a experiência não se transforme em pesadelo, os consumidores devem estar atentos aos preços muito abaixo dos praticados no mercado. De acordo com o Procon, também é aconselhado aos consumidores guardarem todas as informações da compra, a exemplo de e-mails e impressões de tela, pois são provas em caso de procura ao serviço de defesa do consumidor para a intermediação de algum problema.

Direitos do Consumidor – Como qualquer compra via internet, os consumidores tem até sete dias depois do recebimento do produto para desistir da compra.

Se, durante a Black Friday, problemas no site impedirem a conclusão da transação, o consumidor tem o direito de adquirir os produtos pelos preços promocionais mesmo depois do encerramento do prazo de ofertas informado, esclarece Carlos Públio.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)