Conquista: Saiba a importância da energia solar; conheça a Irradiar Soluções Sustentáveis

Informe Publicitário

materia-1solar

Você já pensou em receber a conta de luz no fim do mês e pagar apenas a taxa mínima? O sol é uma fonte limpa e inesgotável de energia e você pode gerar energia elétrica através dele para sua residência, comércio ou indústria.

O Brasil vem enfrentando uma crise energética, o que ocasionou a busca por novas alternativas para geração de energia. Nosso país, por estar numa posição geográfica privilegiada quanto a radiação solar, tem amplo potencial para utilização desta fonte sustentável. Observando este quadro, o governo vem, desde 2012, incentivando e regulamentando a micro e minigeração de energia elétrica de origem renovável, com ampliações constantes das condições de uso .

A geração de energia fotovoltaica ganha mais espaço nas matrizes energéticas brasileira e mundial. Uma série de fatores é responsável por isso, podendo se destacar a modularidade da tecnologia que se adequa perfeitamente ao ambiente urbano, a redução dos equipamentos nos últimos anos e o baixo impacto dessa fonte no cenário de aquecimento global.

irradiar-now

O sistema de compensação criado pela ANEEL tem contribuído para o desenvolvimento do setor de energia solar. Esse sistema permite que o proprietário de um gerador de fonte renovável com potência de até 5 Mw injete na rede a energia produzida que não for consumida no momento da geração, recebendo creditos em kW na conta de luz. O consumidor pagará a cada mês o valor da diferença entre a energia consumida da rede púbica e o que for gerada por ele.

O que é eletricidade solar?

É a eletricidade proveniente da luz solar após submetida ao efeito fotovoltaico, que é o processo de conversão da luz em eletricidade por meio de materiais semi-condutores contidos nos módulos solares. Contudo, a energia gerada é contínua e necessita ser transformada em alternada, processo realizado por inversores.  O sistema pode ser instalado em residências, condomínios, comércio e indústrias.

Qual a diferença entre aquecimento solar e eletricidade solar?

A energia fotovoltaica pode ser gerada com a colocação de painéis solares em telhados, o que pode confundi-los com coletores solares utilizados para o aquecimento de água. A geração fotovoltaica é muito distinta do aquecimento solar: enquanto a primeira gera eletricidade, a segunda apenas aquece a água.

Os aquecedores solares ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica, uma vez que reduzem o uso dos chuveiros elétricos que são grandes vilões do consumo de energia.

solar-11

Tipos de Sistema Fotovoltaico

solar-2

Como funciona o sistema fotovoltaico on grid

 solar-3

Vantagens e Benefícios do uso da eletricidade solar

  • Redução instantânea na conta de energia
  • Promove a redução de gases poluentes
  • Lucro após fase de amortização do investimento
  • Geração de energia sem ruído
  • Valorização imobiliária
  • Instalação rápida, podendo ser utilizada em imóveis prontos
  • Ecologicamente correta, inovadora e socialmente responsável
  • Produção de energia garantida por 25 anos
  • A própria água da chuva realiza a limpeza dos paineis

Retorno investimento

O retorno do investimento, considerando a economia gerada pelo sistema nas contas de energia e seus aumentos constantes, fica, a depender do projeto, entre 5 e 8 anos.

Após o pagamento do investimento, o valor antes destinado ao pagamento da conta de energia elétrica pode ser destinado a outro benefício para sua residência ou empresa ou mesmo investido para o futuro.

Financiamento

  • BNB – Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste, oferece uma linha de crédito especial com carência e taxas muito interessantes, o FNE SOL, para produtores rurais e pessoas jurídicas.
  • Caixa Econômica – Construcard – pessoas físicas
  • Santander – Sustentabilidade – pessoas físicas

Marco Regulatório

Lei de Acesso a REDE 482

A Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL estabelece as regras para a micro e mini geração de energia e o sistema de compensação. Esta RN foi atualizada pela 687/2015, que entrou em vigor em maio deste ano.

Alguns benefícios da resolução são:

Ampliação do uso dos creditos gerados – passam a durar por 5 anos

Auto consumo remoto – possibilidade de gerar a energia em um local para consumir em outro Redução do prazo para ligação na rede – diminuição dos prazo da concessionária para aprovação dos projetos e ligação da usina à rede,

Geração compartilhada – possibilidade de divisão, mediante contrato, da energia gerada entre pessoas distintas em locais distintos e,

Geração em condomínio – divisão em cotas da energia gerada, gerando créditos aos participantes de forma independente.

Processo de aquisição de um sistema fotovoltaico ligado à rede (on grid)
  • Dimensionamento do sistema solar
  • Encaminhamento de proposta detalhada
  • Elaboração do projeto para submissão à Coelba
  • Acompanhamento da análise junto à Coelba
  • Solicitação dos equipamentos especificados
  • Instalação do sistema fotovoltaico (placas, inversores, string box)
  • Ligação do sistema à rede da Coelba (padrão adicional)
  • Cliente gera sua própria energia

Serviços Irradiar – Núcleo Fotovoltaico

A Irradiar oferece a solução completa para a aquisição do sistema fotovoltaico. Após a conclusão dos nossos serviços, não há nenhum tipo de pagamento mensal. A energia gerada é sua, sem qualquer custo adicional.

Como serviços complementares, podemos ofertar o monitoramento do sistema e assistência técnica, caso seja necessário.

Irradiar Soluções Sustentáveis

WWW.irradiar.com.br

[email protected]

Facebook – irradiar

Telefone – 4141-3464



Bahia, Brasil, Destaques, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)