Conquista: Mutirão do diabético atendeu 350 pessoas na cidade

Fotos: Ascom - Unimed
Fotos: Ascom – Unimed

Na última sexta-feira (18/11), ocorreu na sede da Unimed do Sudoeste (localizada na Av. Otávio Santos) o Mutirão do diabético, das 09h às 17h horas. No local foi ofertado, à comunidade, atendimento médico com oftalmologistas e angiologistas. O público contou também, com orientações nutricionais e medicamentosas, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, teste de hepatite, exame do pé diabético, bate papo com endocrinologista, entre outros serviços. Além disso, foi montado um balcão da Defensoria Pública a fim de orientar e analisar casos específicos das pessoas que pretendem acionar a justiça para validação de direitos alusivos ao tratamento do Diabetes. O atendimento foi gratuito e aberto para toda população, atendendo a 350 pessoas.

unnamed-1

Segundo a endocrinologista Cristianne Passamani Ferrari (CRM 18243), o diabetes é uma doença que cresce em um ritmo muito acelerado e esse crescimento está relacionado, principalmente, à obesidade. Além disso, as complicações podem ocasionar em doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias e, desse modo, é preciso ter um cuidado constante.

unnamed

A médica destaca que existem diferentes tipos de Diabetes que se diferenciam devido aos sintomas, complicações e tratamentos. Os mais comuns são o Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, Diabetes gestacional e diabetes insipudus. Ela recomenda cinco dicas sobre o tratamento do Diabetes. Confira!

dibaet

1 – O primeiro passo fundamental é o paciente se conscientizar e informar sobre a doença e, inclusive, realizar a automonitorização da glicemia;

2 – Acompanhamento regular com endocrinologista. O recomendável é realizar a consulta a cada três meses, no entanto, a frequência pode diminuir dependendo da gravidade do caso;

3 – Fazer os exames de rotina;

4 – Praticar exercícios físicos;

5 – Realizar acompanhamento nutricional.

O Mutirão do Diabético faz parte da programação do movimento ConquistAZUL, voltado principalmente para a população carente com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). O evento foi inspirado no Mutirão do Diabético implementado no município de Itabuna, em 2004, por meio do médico Rafael Andrade. Neste ano, Vitória da Conquista trará esta nova temática para o Novembro Azul. O evento já se inicia com importantes parcerias e patrocinadores que vão garantir a mobilização e atendimento de muitas pessoas em nossa cidade.

O evento se encerra com o PEDALA CONQUISTA, que acontecerá no dia 27 de novembro na Avenida Olívia Flores (próximo domingo), e toda comunidade está convidada para vestir sua camisa azul e realizar um belíssimo desfile, onde ocorrerá atendimento à população, dicas de prevenção e um delicioso café da manhã.

Curta a página no Facebook e fique por dentro de toda a programação do ConquistAZUL.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)