Luto em Conquista: Morre Francisco Souza

luto-conquista-souza

Francisco das Chagas Souza  (Souza) nasceu no dia 06 de outubro de 1930, no bonito litoral de Areia Branca- RN. Fato que o fez  ser , durante a vida, um grande nadador e ganhar medalhas em competições na terceira idade.

Desejando conhecer vários lugares, saiu do Rio Grande do Norte e parou em Vitória da Conquista, onde se casou com Ernestina Gusmão Viana Souza (D. Tina), teve três filhos, Wagner Thadeu (in memorian), Paulo, Valéria  e quatro netos (Luanna Lua, Luma Mar, Lavínia e Luís Felipe).

Souza foi, em todos os sentidos, um grande homem, que, por onde passou, deixou a marca da sua inteligência e do seu humor. Entre tantas habilidades, conhecia história,  geografia como ninguém, arriscava-se em frases e palavras no latim, no francês, no italiano, no alemão, e , até mesmo, no inglês que não gostava. Tinha um vocabulário fantástico e uma memória invejável. Uma verdadeira enciclopédia!

Foi o Souza das Canetas; foi o Souza que confeccionava e gravava troféus em exposições agropecuárias de Conquista e Brasil afora; foi membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; e, na melhor idade, foi um dos mais “ativos” participantes do Grupo de Cantoterapia Vida Ativa/UESB, além de ser participante do Grupo da Terceira Idade do Sesc  e do Grupo Contação de Histórias  Vivendo a Terceira Idade / PMVC.

Amava cantar e descobriu-se, na melhor idade, como contador de histórias. Realizou o sonho de ir, semanalmente, ao distrito de José Gonçalves,  contar histórias para as crianças e fazer brincadeiras infantis no Centro Educacional Moisés Meira .

Era muito religioso e frequentava a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, o Seminário dos Capuchinhos e  a Igreja Nossa Senhora de Lourdes/ São Judas Thadeu. Era devoto, em especial, de Santo Antônio e de São Judas Thadeu.

No dia 20 de novembro de 2016, como ele dizia, “apagou a luz aqui, na Terra, e acendeu a luz no Céu.”

 

Velório: 20h na Capelinha do São Vicente

Enterro: 15h no Cemitério da Saudade



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)