Conquista sedia 9º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros da Bahia

conselheiros

Foi realizado pela Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (Acteba), em parceria com o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb, o 9º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros da Bahia. As atividades, que iniciaram na quinta-feira, 17, aconteceram no Salão de Eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Vitória da Conquista, e comemoram o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, celebrado dia 18 de novembro.

O presidente da Acteba, Adão Luz, salientou alguns objetivos do encontro: “Proprorcionar um momento de aprimoramento do conhecimento, considerando que muitos conselhos iniciaram seu mandato este ano e não tiveram uma oportunidade ainda de uma capacitação. Esse vento é um momento oportuno para estar promovendo esse diálogo, para estar apresentando as informações que farão a diferença no dia a dia, visando assegurar o cumprimento do direito da criança e do adolescente”, explicou Luz.

Michael Farias, gerente do NDCA, destacou discussões abordadas no Seminário. “A gente está dialogando sobre a necessidade de que os conselhos tutelares estabeleçam um diálogo com os novos gestores municipais para que a gente possa pautar de maneira prioritária a política da criança e da adolescência. No cenário em que a gente vive de exclusão social, de dificuldade na economia, impõe uma ressignificação da relação do poder público com a comunidade”, afirmou. Segundo Michael, diante desse contexto, os conselhos precisam ser estratégicos de maneira a fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos de crianças e adolescentes, constuindo uma pauta conjunta.

O gerente também enfatizou a importância da Uesb nesse processo. “Esse compromisso ético e político da Universidade, através dessa parceria entre o Núcleo e a Associação, é no sentido de que a gente possa criar as condições ideais para que essas transições de governos possam observar uma pauta prioritária da infância, ou seja, é necessário que os conselhos tutelares tenham a real dimensão da responsabilidade deles para a materialização da política de direitos humanos e que possam, junto aos novos gestores, construir um caminho em que, mesmo com a economia negativa, com aspectos ruins, a gente consiga garantir o mínimo necessário, no sentido de se resguardar direitos de crianças e de adolescentes”, relatou.

De acordo com os organizadores, o Seminário contou com a participação de mais de 20 municípios. Na oportunidade, tambem foi entregue o certificado “Amigo do Conselho Tutelar” a personalidades que contribuem para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e da Acteba. O evento aconteceu até às 12 horas, da última sexta, 18. Fonte: Ascom Uesb

 



Bahia, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)