Conquista: Criança que dormia no Bairro Brasil tem família e é assistida por programas sociais

15078721_1449622278400481_7121371721630636024_n
Foto e colaboração: Ricardo Nolasco

A imagem um menino dormindo na rua ao lado de um cachorro, comoveu leitores de blogs de Vitória da Conquista neste fim de semana, conforme divulgamos no início da manhã de hoje (segunda-feira). Mas ao contrário do que a foto sugere, não se trata de um caso de abandono familiar, nem de falta de atenção do poder público. Tampouco é um caso raro, mas Pedro (nome fictício), mais velho de três filhos de uma viúva moradora do Miro Cairo, prefere a vida nas ruas. Ele e a família já são assistidos por programas de proteção social da Prefeitura e ele mobiliza há tempos as atenções do Conselho Tutelar, do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e dos técnicos do programa Acolhendo e Cuidando.

Na tarde da quarta-feira 9, a criança participava de um passeio na Praça da Juventude, junto com outras crianças do programa e fugiu. Logo que a imagem dele circulou nas redes sociais, Pedro foi localizado pelo Conselho Tutelar e encaminhado para a Casa de Acolhimento.

Segundo a coordenadora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cássia Cardoso, antes da fuga já havia sido marcada uma consulta para o menino no Cras, por sugestão da conselheira Tutelar, que sugere apurar alguma possibilidade de transtorno. “Ele não aceita o controle da família e resiste ao acolhimento, sempre dizendo que sente falta da rua”, conta Cássia. Além de não ser caso de abandono ou maus tratos, a coordenadora ressalta não haver, pelo menos até aqui, nenhum registro de ato infracional cometido por Pedro. “Ele está na Casa de Acolhimento sob medida protetiva, não de privação de liberdade”, explica a coordenadora de Proteção Especial.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)