Conquista volta a ser citada no Fantástico, da Rede Globo

tadeu_poliana_fantastico-2014

A cidade de Vitória da Conquista voltou a ser citada no Fantástico, da Rede Globo, atração líder de audiência nas noites de domingo.

Hoje (06) a capital do Sudoeste baiano foi destaque na reportagem sobre uma operação da Polícia Federal em Minas Gerais, mas com ações também em Conquista.

A iniciativa visa desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar processos seletivos para universidades. Em nota, a PF informou que o grupo já teria agido em dois vestibulares neste ano e que “o próximo passo” seria “fraudar” o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana. A ação tem dobramentos em outros dois estados.

Chamada de “Embuste”, a operação cumpriu 28 mandados judiciais, sendo 4 de prisão temporária, 4 de condução coercitiva (quando alguém é levado para depor), 15 de busca e apreensão e outros 5 de sequestro de bens.

Os presos podem responder por crimes contra a fé pública e o patrimônio, por exemplo, e as penas pode ultrapassar 20 anos.

O Ministério da Educação e o Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem, informaram que acompanham as operações da PF, mas que elas não afetaram a realização das provas neste segundo dia do exame.

“O MEC/Inep reitera que está acompanhando com atenção os desdobramentos das operações da Polícia Federal hoje. No entanto, as operações não afetam o Enem”, informou.

Compra de vaga

De acordo com a PF, a organização criminosa utilizava uma central de telefonia celular para repassar gabaritos de provas para candidatos. O principal alvo eram cursos de medicina.

“No decorrer das investigações, a Polícia Federal conseguiu identificar o repasse de gabaritos, mediante moderna central telefônica via celular, para candidatos situados em diversas partes do país, em evidente fraude ao Enem/2016”, diz a nota da PF.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, além do Enem o grupo já teria fraudado, em 2016, vestibulares realizados nas cidades de Mineiros (GO) e Vitória da Conquista, realizados em outubro.



Bahia, Brasil, Destaques, Vídeos, Vitória da Conquista

Comentário(s)