Banda conquistense Dona Iracema conquista Bolsa Estúdio da Skol

CRÉDITOS DA FOTO: ANDRÉ FOFANO
CRÉDITOS DA FOTO: ANDRÉ FOFANO

A banda Dona Iracema está entre as 10 escolhidas para participar da produção em estúdio promovida pelo projeto Bolsa Estúdio, da Skol. O grupo enfrentou quase 300 competidores inscritos em toda a Bahia, dos quais apenas 20 foram selecionados para a etapa de audições nos dias 22 e 23 de outubro, no Galpão Cheio de Assunto, em Salvador.

O concurso teve como principal objetivo buscar novos artistas para compor o selo Skol Music, dessa forma apoiando a produção e visibilidade dos expoentes da nova música contemporânea autoral.

“A gente participou despretensiosamente, nosso objetivo era mostrar nosso som, conhecer gente e ir para Salvador, que era um local onde ainda não havíamos tocado. Já estávamos felizes em estar na final”, comentou Anderson Gomes Bastos, guitarrista da banda. “Recebemos a ligação com a notícia de que havíamos conquistado e ficamos muito felizes, pois acreditamos muito no trabalho, mas sempre existe aquele friozinho na barriga. Estamos bastante animados e começamos inclusive a produzir músicas novas”.

A Dona Iracema lançou recentemente seu segundo EP, denominado “Máquina de Amarrar Jegue”, que tem recebido críticas positivas por parte do público e de sites especializados. O trabalho, completamente autoral, está disponível em diversas plataformas digitais, com previsão de lançamento físico em novembro.

Dona Iracema

Formada em 2012, na cidade de Vitória da Conquista, a banda Dona Iracema tinha, inicialmente, uma proposta de fazer cover de uma das bandas de rock mais influente do Brasil: a banda Raimundos. Tempos depois, vieram as composições próprias e uma nova identidade começou a se consolidar no grupo.

Com influências não só do rock/hardcore, mas também de ritmos regionais como o baião e forró, a Dona Iracema se lançou no cenário musical baiano com uma nova proposta denominada “Caatincore Iracemático”, enfatizando um estilo próprio que mescla o rock e a música regional com apresentações performáticas.

O nome “Dona Iracema” veio em meio a uma situação cotidiana, quando a mãe de um dos integrantes ligou para dar uma bronca no seu filho durante o ensaio e com o fim do telefonema a ideia de homenageá-la foi inevitável.

Em três anos de carreira, o grupo possui o EP “Dona Iracema” (2013) e “Máquina de Amarrar Jegue” (2016). No currículo há também dois videoclipes (“Pederão”, de 2015, e “Semifinal Olímpica”, de 2016) e um webclipe (“ViageaJato”, de 2013), além da  participação no DVD “A Conquista do Rock”.

A banda é formada atualmente por Rodrigo Bodão (vocal e percussão), Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Anderson Gomes (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria).



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)