Conquista: Campus da UFBA comemora 10 anos de existência

ufba-10-anos-1

Na manhã desta quinta-feira (20), o Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebrou os 10 anos de implantação em Vitória da Conquista, em cerimônia realizada no auditório do Pavilhão Administrativo da instituição.

ufba-10-anos
Fotos: Débora Silveira

A convite da direção, o deputado federal Waldenor Pereira compareceu ao evento e compôs a mesa de cerimônias, ao lado do professor Paulo César de Oliveira (Vice-Reitor da UFBA, representando o Reitor, João Carlos Sales Pires da Silva; do professor Naomar Almeida Filho (Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia); da professora Dora Leal Rosa (Ex-Reitora da UFBA); do senhor Gustavo Leão (Secretário Municipal de Educação, representando o prefeito Guilherme Menezes) e do professor Orlando Caires (Diretor do Campus Anísio Teixeira).

10-anos-4

“O campus Anísio Teixeira é a vitória de uma luta da nossa cidade, concretizada pelo ex-presidente Lula durante a expansão do Ensino Superior em nosso país, quando foram criadas novas universidades federais em todo o país e ampliadas as já existentes, aumentando as vagas e também a oferta de cursos para os estudantes. Diferente do que estamos vendo acontecer na história recente do nosso país, que é o desmonte da educação, com a redução de vagas em instituições de ensino público federal e também com a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio ou com a PEC 241, que prevê a perda de investimentos em Educação”, discursou o deputado.

O Vice-Reitor Paulo César, agradeceu o empenho e “dedicação incansável” do deputado à Universidade, seja lutando pela criação do campus, ao lado do deputado estadual Zé Raimundo – que na época era prefeito da cidade e doou formalmente o terreno para a sua construção -, seja na busca de recursos, destinação de emendas ou na luta pela concretização do curso de medicina, implantado o ano passado, hoje, uma realidade para o Instituto de Saúde.

O campus de Vitória da Conquista já oferece sete cursos de graduação, dois mestrados e um doutorado aos alunos da cidade e da região Sudoeste, que também são beneficiados pela Universidade, fortalecendo o polo de ensino superior que se formou no município ao longo destes anos. Texto e fotos: Débora Silveira



Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)