Conquista: Mutirão de cirurgias chega a cidade; outros serviços também são oferecidos

Fotos: Leonardo Rattes | SESAB
Fotos: Leonardo Rattes | SESAB

Começou nesta segunda-feira, 10, o mutirão de cirurgias eletivas, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como parte do programa Saúde sem Fronteiras. O objetivo da ação, que beneficia pacientes de 19 municípios da região, é realizar 1.200 cirurgias de retirada de útero e vesícula, além de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical.

As unidades móveis onde são realizados os exames e consultas estão localizadas na praça Sá Barreto. É lá que acontece o pré-operatório, até o próximo dia 16, com exames de ultrassonografia (USG), raio-x e eletrocardiograma (ECG). As cirurgias serão feitas a partir do dia 17, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

whatsapp-image-2016-10-10-at-10-59-33

“São cirurgias já diagnosticadas, indicadas, e as pessoas estão aguardando na fila pela sua realização. O Governo do Estado está indo em cada região para realizar essas cirurgias e reduzir o tamanho da fila”, explicou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, que participou do lançamento mutirão nesta manhã.

Outubro Rosa – Além do mutirão, outras unidades móveis do Governo Estadual estão em Vitória da Conquista, oferecendo uma série de serviços à população. Desde o último sábado, 8, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura (Av. Brumado), está em andamento uma ação ligada ao movimento Outubro Rosa: o serviço de rastreamento de câncer de mama, que pretende atender, neste mês, mais de 20 mil mamografias em dez municípios do interior.

Para fazer a mamografia, de forma gratuita, a mulher deve ter entre 40 e 69 anos e levar um documento de identidade, o cartão do SUS e um comprovante de residência. O funcionamento é de segunda a sábado, entre as 8h e as 18h. Caso alguma alteração seja detectada no exame, as pacientes serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência.

“Essa iniciativa é parar que as mulheres, que têm o costume de cuidar das outras pessoas, parem um momento para pensar em si. E, nesse sentido, realizar os exames de mamografia e o preventivo do câncer do colo do útero”, informou a secretária municipal de Saúde, Karine Brito.

Hemóvel – Ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do HGVC, há um Hemóvel. Trata-se de uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, cujo objetivo é receber doações de sangue da população. A equipe pretende coletar até 120 bolsas por dia. Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos, caso queiram fazer doações, devem estar acompanhados por um responsável legal.

É preciso estar bem alimentado, tendo ingerido, de preferência, alimentos leves e sem gordura. É indispensável um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Odontomóvel – Até o final do mês, duas unidades do odontomóvel estarão em Vitória da Conquista. Uma delas, equipada com dez consultórios e com capacidade para fazer 150 atendimentos por dia, está estacionada no bairro Nova Cidade, ao lado da Base Comunitária de Segurança.

A outra unidade – que possui sete consultórios e pode atender 110 pessoas por dia – está dedicada exclusivamente à zona rural do município. Até o final do mês, o veículo passará por Pradoso, José Gonçalves, São João da Vitória, Inhobim, Veredinha, São Sebastião, Iguá e Capinal, permanecendo três dias em cada localidade.

Ambas as unidades oferecem serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Confira a programação do atendimento das unidades do Saúde sem Fronteiras em Vitória da Conquista:

Mutirão de Cirurgias

10 a 16/10 – Praça Sá Barreto

Outubro Rosa

De 8 a 29/10 – Centro Glauber Rocha (Av. Brumado)

Hemóvel – Unidade do Hemoba

10 a 14/10 – UPA (Av. Filipinas)

17 a 21/10 – UFBA – Campus Anísio Teixeira

24 a 28/10 – Local a confirmar

Odontomóvel

10 a 12/10 – São João da Vitória e Nova Cidade

13 a 15/10 – Inhobim e Senhorinha Cairo

17 a 19/10 – Veredinha e José Gonçalves

20 a 22/10 – Iguá e São Sebastião

24 a 26/10 – Pradoso

27 a 29/10 – Capinal



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)