Conquista: Projeto ‘Toque Brasileiro’ anima o fim de tarde no centro; saiba como foi

Por Mariana Kaoos

Fotos: Amanda Nascto
Fotos: Amanda Nascto

Imaginem comigo: Praça cheia, cheirinho gostoso de acarajé, música boa ecoando pelo vento, pessoas sorrindo, reunidas, se encontrando. Xuxa, a dançarina mais conhecida e querida de Vitória da Conquista, derramando felicidade com seus passos de dança fora do ritmo. Duas cantoras, intérpretes incríveis, mais conhecidas como Narjara Paiva e Marlua Souza dividindo, revezando-se no palco. Gente, povo, de todas as cores, idades e tamanhos, convivendo harmoniosamente num mesmo local. Hippies vendendo seus artesanatos, comercio de portas abertas, vendedores de algodão doce, queijos, pastéis, espetinhos, cerveja. Poucas lixeiras no ambiente e certa sujeira no chão. Barulho. Fotógrafos. Jornalistas captando o sumo do momento.

toque-2

Tudo isso poderia caber na descrição dos festejos de fim de ano em Vitória da Conquista, mas não é. Na verdade, a cena relatada faz referência à primeira edição do projeto Toque Brasileiro, produzido pela Tv Sudoeste, ocorrido na noite dessa sexta- feira, 07, na Praça Nove de Novembro. Com o intuito de oferecer programação gratuita e de qualidade à população, levando música e cultura, o Toque Brasileiro é um projeto de três edições (as próximas serão nos dias 14 e 21 de outubro) em que artistas locais irão se apresentar, no esquema voz e violão, na famosa pracinha do acarajé.

A ideia é genial. Serve como valorização da arte local e dá visibilidade aos cantores da cidade que, modéstia a parte, são altamente gabaritados no que fazem. Narjara, por exemplo, é dona de uma voz latente, voraz. Sua presença é notada aonde ela chega. Na noite de ontem, seu repertório centrou-se na música popular brasileira e em artistas como Marisa Monte e Carlinhos Brown.

toque-3

Já Marlua, bom, eu sou suspeita para falar. Na minha humilde opinião, Marlua se consagra como uma das cantoras mais completas e intensas que já tivemos e temos por aqui. Quando sobe ao palco é como se todos parassem para olhá-la com suas surpreendentes versões de canções da bossa nova e até mesmo, por que não, do axé music. A dica do dia é para que, quando vocês tiverem a oportunidade, não deixar de pedir para ela cantar Águas de Março. A desconstrução sonora e a nova cadência da narrativa que ela propõe é simplesmente genial.

toque-4

Pelo Toque Brasileiro ainda irão passar nomes como Luiza Audaz, Fernando Bernardino e Tom Lemos e Jeana Lopes. Fiquem ligados e não deixem de comparecer, marcar presença e reverenciar nosso artistas locais e o projeto que, se percorresse outras praças da cidade, seria ainda mais interessante.



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)