Conquista: UFBA abre 480 vagas em novos cursos de graduação a distância

ufba-vitoria-da-conquista

Neste mês de setembro, a Universidade Federal da Bahia abrirá o processo seletivo para acesso aos três novos cursos de graduação oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD): Licenciatura em Dança, Tecnologia em Segurança Pública e Bacharelado em Ciências Contábeis. Um total de 480 vagas serão distribuídas em polos de apoio nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Mata de São João e Campo Alegre de Lourdes.

O período de inscrição para o processo seletivo será entre os dias 12 e 18 de setembro. As provas serão realizadas no dia 16 de outubro e as aulas terão início em novembro deste ano (semestre 2016.2). O projeto pedagógico dos cursos inclui também a realização de atividades presenciais obrigatórias como oficinas, laboratórios, tutoria, avaliações, dentre outras, que serão agendadas no decorrer de cada semestre – por isso os cursos têm um caráter semipresencial.

Márcia Tereza Rebouças Rangel, superintendente de Educação a Distância da UFBA, destaca o papel estratégico dos novos cursos que passarão a ser oferecidos: “O curso de bacharelado em ciências contábeis, por exemplo, com disciplinas específicas sobre contabilidade pública, será de fundamental importância para ajudar as prefeituras do interior do Estado no controle das contas, capacitando profissionais para atuar na gestão”. O curso será coordenado pela professora Inês Teresa Lyra Gaspar da Costa, da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA, e terá vagas em Juazeiro – 40 vagas, Campo Alegre de Lourdes – 60 vagas e Mata de São João – 60 vagas. O curso será composto por 36 disciplinas e terá uma duração média de 10 semestres.
Licenciatura em Dança é a primeira experiência no país em educação a distância voltada para essa formação. O coordenador do curso, Antrifo Sanches Neto, sinaliza que o curso para formação de professores irá abordar questões como o desenvolvimento de ações pedagógicas criativas, o uso dos espaços na sala de aula e a criação de sequências coreográficas, tendo a seu favor o suporte das novas tecnologias para a troca de informação constante entre alunos e professores. Serão oferecidas 160 vagas: em Juazeiro, 60 vagas; em Lauro de Freitas, 40 vagas e em Vitória da Conquista, 60 vagas. O número de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Dança EAD é de 39 no total, incluindo os 06 optativos, distribuídos em 08 semestres.
Já o curso de Tecnologia em Segurança Pública, coordenado pela professora Ana Paula Rocha do Bomfim, da Faculdade de
Direito da UFBA, terá o foco na capacitação dos profissionais que atuam na administração pública, visando a difusão e a consolidação de conhecimentos em segurança com padrões técnicos, éticos e profissionais condizentes com os avanços científicos. A coordenadora ressalta as contribuições que podem ser geradas a partir de atividades promovidas junto às comunidades locais, a exemplo da mediação de conflitos, enriquecendo também a formação prática dos alunos. As vagas estão distribuídas nos polos de Camaçari – 60 vagas, Juazeiro – 40 vagas e Vitória da Conquista – 60 vagas. O curso oferecerá 31 disciplinas, sendo 21 obrigatórias e 10 optativas, distribuídas em 08 semestres.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem requerer a sua inscrição pela Internet, através da página www.ingresso.ufba.br, no período de 12 a 18 de setembro. No momento do requerimento será gerado um boleto bancário referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 68, 00 (sessenta e oito reais), que devem ser pagos até o dia 19/09, preferencialmente em qualquer agência do Banco do Brasil. Os candidatos que atendem aos requisitos estabelecidos no edital terão até o dia 14/09 para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Todas as informações necessárias estão disponíveis no edital públicado no site do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA/UFBA).
Os cursos oferecidos fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Ministério da Educação, e são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O processo seletivo será executado pela Coordenação de Seleção e Orientação (CSOR) e Superintendência de Educação a Distância (SEAD), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e com as Secretarias Municipais de Educação das cidades onde os polos serão instalados.
EAD ganha mais espaço no ambiente acadêmico
Em conjunto com o tradicional ensino presencial, a Educação a Distância (EaD) é uma modalidade que está em prática e tem perspectiva de expansão na Universidade Federal da Bahia. “O ensino a distância é um campo promissor e que caminha para ampliação. Em pouco tempo estamos tendo um retorno muito positivo”, afirma o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva.
A partir de 2006, com o projeto do curso de Licenciatura em Matemática a Distância, a UFBA integrou-se ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância, com o foco prioritário na formação inicial e continuada de professores da educação básica pública, além de ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.
De acordo com os dados da Superintendência de Educação a Distância da UFBA, em 2015 foram realizadas 1.352 matrículas na modalidade EaD na universidade, incluindo os cursos de extensão e especialização e também a Licenciatura em Matemática, que teve 366 alunos matriculados no ano passado. Considerando o seu papel de principal instituição de ensino superior do estado da Bahia, a UFBA tem se posicionado estrategicamente diante da necessidade de atender a demanda social na oferta de cursos de graduação por meio da EaD. E perspectiva é continuar ampliando a oferta de vagas para esses cursos nos próximos anos.


Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)