Conquista: Band FM comemora 33 anos no ar

band 33 anos

Uma das emissoras radiofônicas mais tradicionais do interior da Bahia, a Band FM de Vitória da Conquista, comemora em 2016 33 anos no ar, com uma programação voltada para o entretenimento e jornalismo.

Nesse clima de festa os convidados do Band Revista da última terça-feira (23) foram os queridos comunicadores, Cláudio Macarra e Rubem do Prado, que contaram um pouco da História deles com a emissora.

Para ouvir a entrevista clique aqui.

Confira um pouco da história da emissora:

1983: Ano em que nasceu a Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista. Irradiando na frequência 97.5 MHZ, hoje 99.1 MHZ, surgiu na cidade com a promessa de ser uma emissora inovadora, jovem e acima de tudo de sucesso garantido. Com uma programação ao vivo e com uma equipe de locutores invejável, tinha à frente vozes de profissionais em nível de capital e comunicadores como Cláudio Macarra, Paulo Sérgio, Luíz Cláudio, Marcelo, Cidinha, Rubem do Prado, Macdonald, Léo Fera, Robério Flores e posteriormente Bramont, Dilton Rocha, Sara de Castro, Janid Ramos, Ivan Lemos, Júnior Patente, Luíz Quadros, Jordan Gomes, Mainara, Ricardo Benedictes, Chefinho, Roque Moreira, Zenon Barbosa, Edson Dutra, Djalma, Adriana Quadros, Nilton Júnio, Marcelo Bonfá, Fabiana Lacerda, Cássio Nunes, Marta Costa, Kleber Gusmão, Sheila Lima, Paulo Martins, Israel Campelo. Nesta época ainda se operava com Long Play, mais conhecido popularmente por “LP”. Os comerciais gravados eram armazenados em “Cartuchos”, fitas magnéticas superiores a fita K7. A rádio fazia parte da rede “Cadeia Verde Amarela”.

Fotos no Facebook

Na década de 90 surgiram as grandes mudanças tecnológicas. Nova frequência, 99.1 MHZ, novo transmissor que passou a fazer uma cobertura ainda maior para a região Sudoeste e Norte de Minas, assim também como melhorias no áudio, iniciando com CD e Mini Disck (MD), sendo este último durando pouco tempo, pois logo os computadores passaram a tomar conta de toda a programação musical e comercial, tendo um acervo totalmente digitalizado. Outro momento inovador foi a chegada do sinal satélite, intitulado na época por Band Sat, que passou a integrar à sua programação 24 horas, a Rede Band FM, deixando o nome artístico Bandeirantes FM e introduzindo Band FM com uma nova marca e slogan impactaram ainda mais o mercado de radiodifusão, foi a primeira rádio via satélite. Com a digitalização do áudio já no fim da década de 90, a confiabilidade na programação musical e comercial foi um marco na cidade, onde o ouvinte e cliente começaram a ouvir em primeira mão áudios gravados no formato “mp3”, que tempos depois popularizou com o crescimento da internet. O ouvinte passou a participar ainda mais, interagindo com a programação, onde um canal interativo, pioneiro na cidade, surgiu com a garantia de atender todas as ligações e armazenamentos destas, em um grande servidor.  O site da Band também foi outro acontecimento importante, pois não só a cidade e região passaram a ter acesso, como também o mundo, pois o sinal da rádio foi inserido pela internet com qualidade real, além de notícias e participações na programação.

O grande empreendedor

Em 23 de agosto de 1983, Renato Vaz Rebouças instalou a Bandeirantes FM em Vitória da Conquista, a segunda FM da cidade, na época com prefixo ZYC-311, em frequência 97.5 MHZ (hoje 99.1).

Renato Vaz Rebouças

download (1)

 

Renato Vaz Rebouças nasceu em Santa Terezinha (BA) em 23 de agosto de 1921. Mudou-se para Vitória da Conquista em 1949. Sua residência é hoje as instalações da TV Sudoeste, na Rua dos Fonseca, nº 143. Perguntado, numa entrevista que concedeu ao jornal “O Sertanejo” (edição de 12 de novembro de 1966), por que escolheu Conquista, ele respondeu o seguinte: “verifiquei que Vitória da Conquista, por sua situação geográfica, seria, no traçado, o tronco do sistema rodoviário de ligação norte e sul do país” (disse isso, olhando no mapa, quando a Rio-Bahia ainda era somente um projeto). Renato Rebouças: uma das maiores fortunas da história de Conquista.

 



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)