Conquista: Reunião do Programa de Governo Participativo discute Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

3bf5fc1e-cde4-43e1-a4df-8d666d0293e6

A reunião do Programa de Governo Participativo realizou a sua sétima plenária na noite de ontem (21), no auditório do Rotary Club de Vitória da Conquista.

As plenárias já passaram por localidades da zona rural, como os distritos de Bate Pé, Cercadinho, José Gonçalves, Pradoso e Inhobim. Na zona urbana, foi realizado o PGP com lideranças jovens e desta vez, o PGP Urbano, com ênfase nos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

O deputado e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista Zé Raimundo esteve ao lado do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, da secretária municipal de Desenvolvimento Social Kátia Silene, do coordenador municipal de Políticas LGBT, Danilo Bittencourt, do secretário de Governo Edwaldo Alves e do presidente do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista, Rudival Maturano, para discutir temáticas do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos no município.

Participaram ainda das discussões dos temas diversos profissionais que trabalham na área de Desenvolvimento Social, além de diversas entidades, conselhos, sindicatos e movimentos sociais.

Para o secretário Geraldo Reis, a temática dos direitos humanos deve estar ao lado dos grandes temas nacionais, sempre dialogando com a comunidade. Para o secretário: “A assistência social sempre foi uma forte componente da história política desse município nos últimos 20 anos. Mas a temática dos direitos humanos e a incorporação de novas pautas não apenas de forma periférica, mas como um dos eixos centrais de um programa de um governo municipal, isto de fato é uma novidade enquanto uma política estruturante”, disse.

Várias pautas foram discutidas no PGP. O participante Antônio Oliveira destacou o Família Acolhedora, programa municipal em que cidadãos acolhem temporariamente em seu convívio crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão do Juizado da Infância e Juventude. Antônio destacou como positivas também as políticas públicas voltadas ao público LGBT, propondo que sejam ampliadas. Todas as propostas foram registradas e farão parte do Programa de Governo do pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Zé Raimundo.

Para Zé Raimundo, a qualidade das reivindicações vem mudando, porque com os avanços, surgem novos desafios: “Precisamos acelerar uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna, com novos problemas. As periferias apartadas, não há mais uma convivência, uma integração dos espaços. Por isso é importante discutir o Minha Casa, Minha Vida, os programas sociais, a plástica da cidade, as avenidas, as obras de infraestrutura tem muito a ver com o sentimento de pertencimento da cidade. As ciclovias, os equipamentos para mobilidade urbana, para pessoas com deficiência, para os idosos… Esse novo cenário dos direitos humanos é desafiador e é preciso debater quais são as estruturas de governo que podem viabilizar mudanças na vida das pessoas”, finalizou.

Texto: Indhira Almeida

Fotos: Indhira Almeida e Vinicius Brito



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)