Conquista: Achiles Neto recebe Márcia Castro no projeto Retiros Autorais nesta quinta-feira (14)

IMG_1003

A cantora e compositora Márcia Castro é a convidada de Achiles Neto nesta quinta-feira (14), durante a segunda edição do “Retiros Autorais” no Teatro Carlos Jehovah. O show exclusivo acontece a partir das 20h.

O projeto busca promover encontros entre compositores, facilitados pelo cantor e compositor Achiles. A proposta busca ainda proporcionar ao público uma experiência “crua” e íntima com as composições dos artistas participantes, por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas.

Dessa forma, os artistas se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade.

A primeira experiência, realizada em abril deste ano, proporcionou o encontro do artista com a cantora conquistense Ana Barroso, em um momento ímpar. Dessa vez, Achiles vai intercalar interpretações de suas canções, com as músicas marcantes da carreira da baiana Márcia Castro, sob a direção do músico e compositor Tiago Menezes.

Os ingressos limitados para a segunda edição do “Retiros Autorais” estão disponíveis na loja Hey Joe, localizada na Rua Alziro Prates, bairro Candeias, e na plataforma online Sympla, pelo valor de R$20,00 (meia) e R$40,00 (inteira).

Achiles é cantor e compositor de música brasileira. Começou a cantar aos sete anos numa banda de percussão de sua cidade, Maracás (BA). Aos 12, assumia os vocais da banda de seu pai, “Me Leva”, na qual foi vocalista por oito anos, realizando shows em toda a Bahia e em cidades no interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e São Paulo.

Ao iniciar a graduação em Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Achiles conheceu Marcus Marinho, com quem desenvolveria sua aptidão para a composição. Ao lado de Marinho, participou de muitos festivais em todo o país, sendo premiado e reconhecido em muitos deles. Juntos, lançaram dois discos: “Pandora” e “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, este último dando vida ao grupo que lideraram por três anos, o CAIM.

Agora, Achiles prepara o lançamento de seu primeiro EP, intitulado “Divino e Ateu”. O trabalho está sendo produzido por Tiago Menezes e inclui composições em parceria com amigos compositores, como Marcus Marinho, André Fernandes, Conrado Pera e Paulo Monarco.

A baiana Márcia Castro iniciou sua carreira musical aos 16 anos. Em 2006, conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana. Iniciou assim a gravação do seu 1º CD, “Pecadinho”, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia.

Em 2008, Márcia lançou o disco em São Paulo, onde se radicou, iniciando uma jornada com direito a inserção da música “Queda” na trilha da novela Ciranda de Pedra, da Rede Globo, além da indicação ao Prêmio Tim/2008, como melhor cantora pop-rock, e uma gravação com Tom Zé, no disco “Estudando a Bossa-Nova”. Márcia também foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país.

Já radicada em São Paulo, em 2012 a cantora lançou o seu segundo álbum “De pés no chão”, produzido por Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, através do programa Natura Musical, que também lhe agraciou com uma turnê por seis capitais do país.

Frutos deste disco, três clipes foram produzidos: “29 Beijos” com direção de Daniel Lisboa e Diego Lisboa, “Dé Pés no Chão” assinado pela Big Bonsai e “Vergonha”, com direção de Patrícia Pillar. Em paralelo a sua carreira autoral, Márcia promove nos verões baianos o projeto “Pipoca Moderna”, reunindo no mesmo palco diversos artistas da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil, Luiz Melodia, dentre outros.

Em 2014, Márcia Castro lançou o seu terceiro álbum, “Das Coisas que Surgem”, com produção musical do paulista Gui Amabis, participações especiais da cabo-verdiana Mayra Andrade e Jaques Morelenbaum e distribuição da Sony Music. Nesse álbum, Márcia estreia como compositora.

Serviço

Retiros Autorais 2ª ed. | Teatro Carlos Jehovah (VCA)

Data: 14 de Julho de 2016

Horário: 20h

Endereço: Praça da Bandeira, Centro, Vitória da Conquista (BA)

Ingressos: Loja Hey Joe e Sympla (http://bit.ly/1WKHWcr)



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)