A FTC Conquista torna público nesta terça-feira (12) a abertura do Edital 01/2016 para seleção de cadastro de reserva de professor do curso de Educação Física.
Podem se inscrever profissionais da área de Educação Física e com pós-graduação Lato sensu ou Strictu senso.
Os interessados devem se inscrever no setor de Recursos Humanos da FTC Conquista até o dia 22 de julho, das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30.
Maiores informações poderão ser adquiridas pelo telefone (77) 3422-8816 / 3422-8829.
Confira o edital:
EDITAL Nº 01/2016 – SELEÇÃO PÚBLICA PARA CADASTRO RESERVA DE PROFESSOR
DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
REDE FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
DE
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
A Diretoria da Rede FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela legislação vigente, torna pública a realização do Processo Seletivo para seleção de Professor Reserva para atuar na docência no curso de Educação Física da FTC, com previsão de admissão no segundo semestre de 2016.
- DOS CANDIDATOS
Poderão inscrever-se no Processo Seletivo, profissionais da área de Educação Física, conforme formação e titulação específica para a disciplina – descrita no anexo I deste edital.
Somente serão considerados os títulos, diplomas e certificados conferidos na forma da legislação vigente.
De universidade estrangeira só serão aceitos diplomas expedidos nos termos do §§ 2º e 3º do art. 48 da Lei 9.3943/96.
- CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO
– No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:
2.1 – Fotocópia autenticada em cartório do Diploma do Curso de Graduação, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto – MEC ou Certificado ou Certidão de Conclusão do Curso de Graduação, em que conste o número do Decreto ou Portaria de Reconhecimento do Curso e data de colação de grau;
2.2 – Fotocópia autenticada em cartório do Certificado/Diploma de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu / Stricto Sensu ou Ata de defesa da dissertação ou da tese da Pós- Graduação Lato Sensu / Stricto Sensu, devidamente carimbada e assinada pela autoridade competente.
2.3 – Fotocópia autenticada em cartório do(s) Histórico(s) Escolar(es) relativo(s) ao(s) Diploma(s) e/ou ao(s) Certificado(s);
2.4 – Prova de que é brasileiro nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal, devendo os de nacionalidade estrangeira, em sendo aprovados, apresentar visto de permanência definitiva e atender as demais exigências legais;
2.5 – Cadastro de Pessoa Física – CPF;
2.6 – Carteira de Identidade;
2.7 – Título de Eleitor;
2.8 – Prova de quitação com a Justiça Eleitoral;
2.9 – Prova de quitação com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
2.10 – Comprovante de registro no Conselho profissional;
2.11 – Currículo Lattes COMPROVADO e ATUALIZADO, que deverá ser apresentado, na seguinte organização:
- Dados Pessoais;
- Títulos Acadêmicos;
- Atividades Científicas e/ou Artístico-Literárias;
- Atividades Didáticas e Profissionais;
- Atividades Administrativas.
2.12 – O candidato, no ato de inscrição, deverá apresentar os documentos exigidos nos itens 2.5 à 2.10, em fotocópias legíveis, apresentando os originais para devida conferência e autenticação.
- DA INSCRIÇÃO
O Candidato fará a inscrição no Departamento de Pessoal (RH) da FTC de Vitória da Conquista, entre os dias 12/07/16 a 22/07/16, das 9h às 11h30min e das 15h às 17h30min. Maiores informações poderão ser adquiridas pelo telefone (77) 3422-8816 / 3422-8829.
- DA SELEÇÃO
4.1 – A Coordenação de Curso formará uma Comissão de Seleção a quem competirá analisar os documentos apresentados pelos candidatos e realizar a prova didática;
4.2 – Da primeira fase: constará da análise do Currículo; dia 23/07/16.
4.3 – Da segunda-fase: Entrevista – A ser realizada no dia 25/07/16 pela Banca Examinadora quando ocorrerá o sorteio dos pontos para a aula Pública;
4.4 – Da terceira-fase: aula pública a ser realizada no dia 26/07/2016 (Na ocasião o candidato deve apresentar a banca o plano de aula e terá 50 minutos para explanação do conteúdo). Os pontos da aula pública e referencial bibliográfico indicado estão descritos no barema, anexo III;
4.5 – Da nota final: será o resultado da Média Ponderada das Notas obtidas nas etapas (análise de currículo, entrevista, aula pública e demais itens a serem julgados conforme descrito no anexo II);
4.6 – A Comissão de Seleção encaminhará à Coordenação e de Curso e esta a Diretoria da organização o Relatório Final de Classificação. Os APROVADOS serão informados por resultados editados fixados em mural da faculdade, CAD e colegiado do Curso.
4.7 – Os pontos atribuídos por titulação obedecerão às pontuações máximas de cada tópico. A pontuação excedente deve ser somada à parte para efeito de desempate. Somente será admitida produção intelectual, cientifica ou artística que esteja relacionada com a área de inscrição do candidato e que constitua peça técnica profissional.
- DAS ATRIBUIÇÕES
5.1 – Estabelecer seu Plano de trabalho integrativo com atividades articuladas de ensino, que poderá também complementar pesquisa e extensão, e executá-la depois de aprovada pelo Colegiado de Curso;
5.2 – Assumir, superintender e fiscalizar o processo de docência e avaliação da aprendizagem individualizada e integrativa no âmbito das disciplinas que lhe forem atribuídas;
5.3 – Observar as normas estabelecidas e a orientação dos órgãos administrativos, especialmente no que se refere ao cumprimento da carga-horária e do plano de ensino;
5.4 – Encaminhar ao Colegiado de Curso, um mês antes do início de cada período letivo, os planos de ensino e atividades a seu cargo;
5.5 – Registrar, em formulário próprio, a matéria e a freqüência dos estudantes às aulas ministradas e outros dados referentes às disciplinas e turmas sob sua responsabilidade;
5.6 – Encaminhar, por unidade, no caso de disciplinas de graduação, ou na forma e prazos estabelecidos, para outros cursos, os resultados das atividades acadêmicas dos planos sob sua responsabilidade, em termos de freqüência e aproveitamento;
5.7 – Participar das reuniões ordinárias e para as quais for convocado;
5.8 – Participar de comissões, sempre que designado, no interesse do ensino, da pesquisa e da extensão;
5.9 – Buscar seu constante aperfeiçoamento teórico e prático através de estudos pós-graduados e pela alternância entre disciplinas de graduação e pós-graduação e projetos de pesquisa e extensão em que atue.
Parágrafo Único. Em qualquer hipótese o articulador deve reunir as qualidades de educador, incentivador da pesquisa e extensionista, assumindo o compromisso de respeitar os princípios éticos da profissão e valores que formam a Instituição e o projeto pedagógico dos cursos, sendo obrigatória a sua freqüência a todas as atividades prevista.
6.0 – Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso e Diretoria da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista, juntamente com a Comissão de Seleção designada para o processo seletivo.
Vitória da Conquista – Bahia, 12 de Julho de 2016.
Prof. Sergio Souza Magalhães
Diretor Geral e Acadêmico
Profª. Margareth Rocha Lima Matos
Coordenação do Curso de Educação Física
ANEXO I – DISPOSIÇÂO DA VAGA:
ÁREA DE FORMAÇÃO |
VAGAS |
CARGA HORÁRIA |
DISCIPLINAS |
TITULAÇÃO MÍNIMA COMPROVADA |
Saúde: Educação Física |
01 |
4h |
Estágio Supervisionado | Graduação em Educação Física e pós-graduação Lato sensu ou Strictu sensu |
Saúde: Educação Física | 01 | 3h/4h | Atividade de Academia 2 | Graduação em Educação Física e pós-graduação Lato sensu ou Strictu sensu |
Saúde: Educação Física | 01 | 2h/2h/2h | Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida | Graduação em Educação Física e pós-graduação Lato sensu ou Strictu sensu |
Saúde: Educação Física | 01 | 2h | Atividade Física Adaptada | Graduação em Educação Física e pós-graduação Lato sensu ou Strictu sensu |
Saúde: Educação Física | 01 | 2h | História da Educação Física e do Esporte | Graduação em Educação Física e pós-graduação Lato sensu ou Strictu sensu |
ANEXO II – DO JULGAMENTO DOS TÍTULOS – BAREMA
ANEXO III – PONTOS DA AULA PÚBLICA:
- Conteúdos a serem abordados pelo candidato:
- Estágio Supervisionado:
- Discutir questões referentes ao mercado de trabalho e o campo de atuação do bacharel em Educação Física e a importância das competências técnicas e instrumentais como base para o desenvolvimento de outras competências.
- Analisar de forma crítica as bases legais da regulamentação da profissão incluindo a atuação das agremiações profissionais e conselhos.
- Atividade de Academia 2:
- Aspectos fisiológicos da imersão;
- Objetivos gerais e específicos, princípios básicos, estrutura e planejamento das aulas;
- Hidroginástica para gestantes (ajustes fisiológicos na gravidez, prescrição de exercícios para gestantes, restrição dos exercícios durante a gravidez);
- Aprendendo a ensinar os nados. Seqüência pedagógica para aprendizagem dos nados: adaptação ao meio líquido, respiração geral, flutuação ventral – dorsal – vertical – lateral, propulsão das pernas, propulsão dos braços, coordenação dos braços, coordenação de braços, coordenação das pernas e dos braços, respiração específica e coordenação das pernas/braços e respiração.
- Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida:
- Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida; atividade física e processos crônicos-regenerativos; atividade física e longevidade.
- Mecanismos biológicos na associação entre atividade físicas e variáveis da aptidão física relacionada à saúde.
- Atividade Física na Terceira Idade:
- Concepções a cerca do processo de envelhecimento.
- O impacto do envelhecimento sobre o sistema fisiológico e da importância da manutenção de um estilo de vida ativa para um envelhecimento saudavél.
- Diretrizes norteadoras a cerca do processo de envelhecimento e exercício físico.
- História da Educação Física e do Desoporto:
- Definições e conceituações da atividade física, Educação Física e esportes assim como nas suas áreas de atuação, entidades organizadoras e políticas gerais públicas.
- Os campos de atuação do profissional da Educação Física e esporte, com ênfase no setor saúde, em termos de definição e demanda de mercado de trabalho.
- Atividade Física Adaptada
- Educação Física Adaptada: definição e histórico.
- A deficiência no contexto sócio-cultural.
- Aspectos legais.
- Classificação das deficiências.
- Características das deficiências e implicações para a elaboração e desenvolvimento de programas de Educação Física: