Caatiba: Esquema de desvio da prefeitura era para pagar dívidas de campanha; confira entrevista

novo horizonte

DSC_0681

Conforme divulgado no Blog do Rodrigo Ferraz, no início da manhã de hoje (terça-feira) a Polícia Federal de Vitória da Conquista deflagrou a Operação Mato Cerrado, visando apurar desvios de recursos públicos oriundos da Prefeitura de Caatiba, na região Sudoeste.

Cerca de 70 Policiais Federais, 22 Servidores da Receita Federal e 11 Auditores da CGU cumprem 22 mandados de busca nos municípios de Vitória da Conquista, Caatiba, Planalto e Salvador. Durante as investigações foram identificadas irregularidades nos procedimentos licitatórios para a contratação de cooperativas nas áreas de transporte escolar, saúde e logística, as quais teriam sido criadas apenas no papel e com características distintas das previstas na legislação relativa a esse tipo de entidade. Elementos colhidos ao longo da apuração sugerem ainda a simulação de licitações e superfaturamento de serviços.

Após a operação, uma coletiva foi concedida a imprensa com representantes da Polícia Federal, Receita Federal e CGU (Controladoria Geral da União).

DSC_0667

Segundo o chefe da Delegacia da Polícia Federal de Conquista, Rodrigo Kolbe, o esquema montado e coordenado pelo prefeito de Caatiba, Júnior Mendes, foi realizado para pagar dívidas de campanha. A prefeitura contratava empresas ‘fantasmas’, principalmente para as secretarias de saúde e educação.

“O prefeito, logo após a eleição, assumiu o mandato com algumas dívidas de campanha. Essas dívidas precisavam ser sanadas e pra isso ele utilizada de licitação, contratando cooperativas que não existiam, para não só contratar pessoas fantasmas, como também apadrinhados políticos, mantendo uma folha salarial paralela da prefeitura, com o objetivo de fugir da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em um dos mandados de busca cumpridos conseguimos interromper uma das pessoas já tentando destruir documentos. Um outro laudo detectamos um fundo de parede de gesso com documentos escondidos”, explica o delegado, que ainda afirma que a operação terá continuidade.



Destaques, Polícia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)