Educação conquistense: Especial Entrevista Educandário Santa Rosa

Informe Publicitário

Mariana Kaoos

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Olá queridos. Tudo bem com vocês? Como andam passando? E pensando? O que tem tomado esses seus pensamentos utópicos de amor, mudança e revolução? Bom, algumas reflexões tem tomado a minha mente frenética nesses últimos tempos. Uma delas é a doce e fértil possibilidade de pensar numa criação de seres sociais que estejam em contato com a cultura e seus valores desde pequenininhos. Vocês conseguem imaginar como isso seria? Eu acredito no divino, maravilhoso. Certamente que com o estimulo cultural e literário desde a infância, esses seres teriam um maior estímulo à educação, lucidez, coesão, coerência e por aí vai.

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Infelizmente o debate da educação é complicado e por vezes doloroso. O que ensinam às nossas crianças na escola? De que maneira capacita-las não só em conteúdo, mas principalmente, forma-las enquanto seres humanos? Para ser sincera conheço apenas uma escola que vem se preocupando com essas questões. Aqui em Vitória da Conquista, ela se chama Educandário Santa Rosa e funciona ali na Rua João Pessoa, atendendo crianças até o quinto ano. Dia desses bati um papo muito bacana com a diretora, Rosangela Gaspar, para saber um pouco mais de como o Santa Rosa funciona. Vem cá conferir:

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Mariana Kaoos: Nesse último semestre, o Educandário Santa Rosa apoiou um projeto cultural na cidade de Vitória da Conquista. Como a escola pensa e se insere na produção de cultura local?

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R.A: O Educandário Santa Rosa tem uma metodologia de ensino construtivista sócio-interacionista, de forma que, para nós a Cultura e suas diversidades são de suprema importância para a formação social e cidadã dos nossos estudantes. Como trabalhamos com educação infantil, o nosso trabalho é num viés da construção do conhecimento, e não somente de sua mera disseminação. Portanto, o Educandário Santa Rosa atrela aos conhecimentos teóricos, as atividades práticas, como forma de contextualizar e trazer aos estudantes a ideia de pertencimento através das diversas identidades culturais do nosso país. O que obviamente contextualiza os aspectos mais marcantes da nossa cultura local, sertaneja, baiana. O Santa Rosa anualmente produz eventos escolares direcionados à cultura local, baiana e brasileira, desde da tradicional festa de São João a projetos mais específicos relacionados à música, dança e teatro. Tal prática já é uma característica da instituição e favorece bastante a contextualização da cultura dentro da educação. A escola para além das atividades culturais inseridas na nossa ementa pedagógica, busca também contribuir apoiando, como ocorrido no último mês, eventos culturais, shows musicais, peças de teatro, espetáculos  de dança etc. Seja como apoio cultural ou com disponibilização de espaços físicos ou espaços virtuais de divulgação e veiculação de artistas locais nas nossas redes sociais.

 

Mariana Kaoos– O Educandário Santa Rosa investe da formação cultural e educacional infantil? Os alunos tem acesso à cultura dentro da metodologia de ensino da instituição?

R.A:  Sim. Além dos projetos pedagógicos que são desenvolvidas a partir das datas comemorativas e situações vivenciadas no cotidiano social que prezam pela  cultura regional, a exemplo do São João, Folclore entre outras, desenvolvemos eixos temáticos voltados a preservação  e  disseminação   dos elementos culturais em diversas situações. Esse ano, desenvolveremos um projeto cultural voltado a Música Popular brasileira intitulado “ O cantor e suas  canções” que visa apresentar ao nosso público  músicas de qualidade , objetivando ampliar o repertório musical das nossas crianças ,que no contexto atual , são submetidas a uma variedade de estilos musicais, que muitas vezes,  não contemplam um nível de  qualidade  e não enriquem o repertório cultural das nossas crianças.  Com esse projeto, teremos a oportunidade de ampliar o repertório cultural das nossas crianças no que tange a  música  considerando os aspectos  regionais e nacionais, de modo a apresentar-lhes  outras modalidades musicais  que desconhecem por não serem tão evidenciadas  na mídia.

 

Mariana Kaoos: Existem projetos voltados para o estimulo à leitura e outras artes dentro da escola? Se sim, quais são? Como funcionam?

R.A: Sim. Temos o projeto Ciranda da Leitura, que é desenvolvido com as crianças do Maternal ( a partir de 1 ano de idade),  se  estende a toda Educação Infantil  ao Ensino Fundamental. O projeto além de mobilizar as crianças para o exercício da leitura, conta com o apoio da família, que também participa com as crianças na produção das atividades. Todas às sextas-feiras as crianças levam um livro de literatura infantil para casa e, retornam na semana seguinte com o livro, apresentando a história lida, de forma lúdica e coletiva, a partir de trabalhos  que são direcionadas em classe pelos professores. As crianças que ainda não fazem a leitura convencional,  escutam dos pais as histórias por elas escolhidas na dinâmica da ciranda. Além desse projeto, existem rotinas pedagógicas permanentes no contexto de sala de aula que incentivam as crianças a praticarem a leitura como hábito diário , submetendo-as ao contato com vários portadores de texto por meio do conto de histórias e outras dinâmicas pedagógicas que primam pelas práticas de letramento.

 

Mariana Kaoos: Por que o Educandário Santa Rosa se destaca no que concerne o fomento à cultura desde a infância?

 

R.A: Porque entendemos que trabalhar com  universo da cultura em seus vários contextos é uma das missões da escola, que por excelência é o espaço da diversidade cultural.

 

Mariana Kaoos: Qual a contribuição do Educandário Santa Rosa à sociedade de Vitória da Conquista?

 

R.A: Formando cidadãos críticos, reflexivos, participativos e atuantes no contexto sociocultural, inclusive preservando e disseminando a nossa cultura local.

 



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