Vitória da Conquista é beneficiada com projetos sociais do Governo do Estado

DSC_0547

A Caravana da Justiça Social chegou a Vitória da Conquista para lançar importantes projetos no município. A partir de agora, a população local vai contar com o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH) e os programas Corra para o Abraço e Neojiba. As ações são da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida.

Os projetos foram apresentados à população nessa quinta-feira, 30, no auditório do Cemae. Estiveram presentes na cerimônia, o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, o prefeito Guilherme Menezes, o deputado estadual José Raimundo Fontes, o vice-prefeito, Joás Meira, os vereadores Florisvaldo Bittencourt e Fernando Vasconcelos (Jacaré), além de representantes do judiciário, polícia militar e demais autoridades locais.

Corra para o Abraço – Por meio de ações multidisciplinares, o programa pretende ampliar a abordagem e a prevenção ao uso de drogas junto a crianças e adolescentes em situação de rua. Ele contará com uma equipe volante atuando em áreas urbanas com maior incidência de uso de substâncias psicoativas. A ideia é utilizar a arte e a educação para reduzir riscos e danos e promover o acesso dos usuários às políticas públicas nas áreas de assistência social, educação, saúde, direitos humanos, cultura e qualificação profissional.

NUDH – Mediação de conflitos, orientação jurídica e encaminhamento dos casos de vulnerabilidade e violação à rede de proteção e promoção social são algumas das tarefas do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária. O órgão contará com uma equipe formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que direcionará a população, por exemplo, em casos que envolvam direitos previdenciários, assistenciais e laborais. Executado em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Núcleo funcionará no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Av. Deraldo Menezes, Rua A, nº 1.383, Urbis II.

Neojiba – Crianças e adolescentes de 5 a 18 anos terão acesso a iniciação musical e a aulas de instrumento de cordas, para a formação de uma orquestra de cordas em Vitória da Conquista. O objetivo do programa é promover a integração social por meio da prática coletiva da música. O núcleo do programa Neojiba vai funcionar no programa Conquista Criança, disponibilizando 140 vagas para os jovens – sendo 80 para a orquestra de cordas e 60 para a iniciação musical.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)