Tome Nota – Um giro do que vem por aí na cultura conquistense e soteropolitana

Por Mariana Kaoos

Olá amiguinhos, como passaram de feriado? A fogueira se acendeu em homenagem a São João? E o forró, embalou as noites calientes desse inverno que mal chegou, mas já mostrou para que veio? Sim, porque olha, pelo que soube aqui e ali, em todos os cantos desse nosso estado vulcânico o que bem rolou foi frio. Frio, aconchego e quentão. E também uns beijos na boca embalados pela “sofrência” e outros ritmos mais. É, já posso imaginar como vocês pintaram e bordaram e agora estão aí, chorando pitangas, com saudades do que passou. Natural. Mas não permaneçam assim por muito tempo não, viu? É tempo de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Aquele velho ditado que diz “festas acabadas, riquezas terminadas” não se aplica por aqui. Pelo menos não no que concerne às opções do universo artístico cultural da nossa amada, idolatrada, salve salve, Vitória da Conquista.

Para quem ainda não sabe, é com muita alegria que eu vos afirmo que nesse mês ninguém ficar de gueri gueri. Ao que tudo indica julho será delícia cremosa, crocância da Bahia e quem perder o ritmo vai dançar. Permaneçam atentos, com olhos de lince, ligados nas dicas da Kaoosinha;

Alguém cantando é bom de se ouvir

13407192_1173232179393827_7906923970302383190_n

O que é, o que é: É invenção japonesa, ganhou fãs pelo mundo inteiro e promove muita diversão entre amigos? Ainda não sabe? Vou dar mais dicas: Possui uma pasta com a numeração das músicas e atrai cantores, pseudo cantores, desafinados e tudo mais o que você possa imaginar. Já sabe do que eu estou falando? Isso mesmo, queridas e queridos, estou falando do karaokê. Ieeeeeeeeeeeeeeei, corre aqui que a programação é das boas. Nessa semana, dia trinta de junho de dois mil e dezesseis, haverá a Noite do Karaokê, no nosso queridíssimo Canto do Sabiá.

Isso mesmo que vocês acabaram de ler: Noite do Karaokê no Canto do Sabiá. O happy hour vai rolar das 19 às 23 horas e a entrada fica pelo valor de apenas dois reaisinhos. Muitas músicas legais já foram selecionadas e o burburinho anda rolando solto pelas redes sociais. Bom, se o Canto do Sabiá já se configura como o espaço mais aconchegante e surpreendente de toda a cidade, imagine como não será numa noite em que, além de fogueira, cerveja gelada e pessoas interessantes, haverá também espaço para a cantoria? Certamente que não dá para perder. Então fica aqui o convite e quem quiser pode chegar.

Desafinando o coro dos contentes:

17997460

Olha, se tem uma coisa da qual não podemos reclamar, é da nova remessa de artistas que tem surgido dentro do circuito independente “alternativo” brasileiro. Um deles, talvez, o mais voraz, no que se refere à desconstrução de gênero e performance em palco, é Liniker.

Dotado de uma voz sensual, lasciva e entorpecente, Liniker já possui uma legião de fãs por aí, viu? Suas apresentações tem agradado a muitos e ele tornou-se figurinha pop no mundo virtual das redes sociais. Liniker, atualmente, é aquele cara que todo mundo escuta, admira, segue e quer copiar, desde a questão de suas vestimentas, até mesmo a ousadia da sua intensa presença onde chega.

Bom, ironias e sarcasmos à parte, o cara é mesmo muito bom e (adivinhem só?) vai se apresentar em Salvador nessa próxima sexta-feira, 1 de julho. A festa, intitulada Salada de Frutas, acontecerá no Barra Hall contará com a apresentação de Liniker, Tássia, As Bahias e djs da capital. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br e o fuzuê terá início a partir das 22horas. Para os amantes das boas artes e cultura de qualidade, não dá para ficar de fora.

Até o sol, até o sol é brasileiro

650x375_programacao-desfile-civico-salvador-agora-2-de-julho_1535399

Ah queridões, me digam aí, quem de vocês adora um festejo popular? Todos? Então maravilha. Eu também me derreto toda com essas festas que aglomera povo na rua e tem muita alegria, consciência política e sensação de pertencimento. Nesse sabadão delícia iremos comemorar o dois de julho aqui na Bahia. Sim, isso mesmo, o dia da independencia do nosso amado e querido estado.

Tá, tudo bem, concordo com vocês que existem inúmeras contradições nessa data e que, mais do que um momento de algazarra, ela serve como espaço de reflexão sobre as amarras sociais que ainda estamos presos, além das discrepâncias econômicas, culturais, identitárias e por aí vai que presenciamos nos quatro cantos da Bahia.

Então, sendo assim e assim sendo, o dia dois de julho serve para ocuparmos tudo e fazermos o nosso grito ecoar. Como queremos, pensamos e de que real maneira poderemos tornar o nosso estado independente, sólido e concreto?

Em Salvador haverá, como de costume, o cortejo com a cabocla, além das figuras já conhecidas que fizeram parte da luta pela independência. A concentração começa no Campo Grande e vai até o Centro Histórico, mais conhecido como Pelourinho. Ainda não vi nada divulgado por aí, mas acredito que em outras cidades também deve haver uma programação oficial. Contudo, independente dela, cabe a nós, população civil, estarmos nas ruas, bradando pelos nossos anseios. E então, sua presença está confirmada? Sábado, eu você, nós dois?



Bahia, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)