Educação conquistense: Comitiva da FAINOR visita maior faculdade de Direito dos Estados Unidos

fb6fb064-e0eb-4999-8e1e-da20f1f96090

Como parte do processo de internacionalização da FAINOR, uma comitiva da faculdade conquistense, na segunda quinzena de junho de 2016, visitou uma das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior (IES) dos Estados Unidos (EUA) e do mundo: a Georgetown University, na cidade de Washington. Presidida pelo Diretor Geral da faculdade, Prof. Edgard Larry, e integrada pelo Gerente Financeiro da FAINOR, Iure Andrade, e por um dos articuladores do processo de internacionalização, Prof. Thales Castro, a comitiva, na capital estadunidense, conheceu uma IES de excelência, fundada em 1789 – ano da Revolução Francesa – e que tem cerca de 15.000 alunos, além da maior faculdade de Direito é dos EUA, com mais de 100 professores em tempo integral.

As virtudes da Georgetown University são realmente impressionantes; Palavras do Diretor Geral da maior faculdade de Vitória da Conquista. “Conhecemos a imensa qualidade e o grande pragmatismo com os quais eles trabalham, em suas decisões, e aprendemos bastante”, disse o docente-gestor. “A FAINOR está no caminho certo, se espelhando em uma universidade como esta, que preza pelo profissionalismo e pelo rigor acadêmico e certamente pela visão estratégica de futuro”.

O Gerente Financeiro da IES conquistense mostrou concordância com o Prof. Larry, ressaltando que, na universidade norte-americana, eles viram uma perfeita combinação entre excelência acadêmica e tradição. “Nós tivemos o grande prazer de experimentar tal riqueza e sobriedade profissional”, contou Iure. “Estamos orgulhosos em buscar cooperação internacional com a Georgetown University”.

Após visitar a IES do Distrito Federal dos EUA, a delegação da FAINOR dirigiu-se ao estado do Alabama, para fazer uma visita Institucional à primeira parceira norte-americana da faculdade conquistense. É que o início do processo de internacionalização da FAINOR deu-se com a assinatura de um convênio com a norte-americana Troy University. Com o acordo oficial, a maior faculdade de Vitória da Conquista destaca-se em toda a Bahia como pioneira com relacionamento de convênios e intercâmbio com a prestigiosa universidade estadunidense.

A IES estadunidense é conhecida como a Universidade Internacional do Alabama, porque mantém um extenso programa internacional para atrair estudantes estrangeiros de todo o mundo. A ideia, segundo o Diretor Geral da maior faculdade de Vitória da Conquista, é mostrar como a IES pode se aperfeiçoar cada vez mais, promovendo o intercâmbio e a internacionalização. Classificada como uma das melhores universidades do Sudeste dos EUA pela Princeton Review – importante empresa de preparação de teste e serviços de admissão de faculdades –, a Troy tem uma área com mais de 230 hectares e conta com campo de golfe, piscinas internas e externas, teatros, cafeterias, quadras de tênis e de vôlei, campos de futebol, pistas de atletismo, academia de ginástica e um centro de convivência e aprendizagem internacional especial, além de toda estrutura de uma universidade, como bibliotecas, salas de aula, salas de apoio e coordenações.

O convênio transforma, de maneira muito positiva, as vidas dos discentes e docentes da Instituição participantes de intercâmbio, trazendo ainda mais melhorias no aprendizado e no alargamento de fronteiras. Palavras do Prof. Thales Castro. “Com muita felicidade, alegria e entusiamo que apresentamos para toda sociedade acadêmica de Vitória da Conquista uma inovação internacionalizante a partir da assinatura desta parceria tão frutífera”, comemorou o docente.

 

Um dos mantenedores da faculdade conquistense, o Prof. Joseval Andrade também mostrou bastante empolgação com o processo. De acordo com ele, trata-se de um avanço muito grande que a FAINOR está trazendo para a cidade e a região, uma notícia que interessa aos alunos da casa e aos egressos. Ele lembrou que atualmente ex-alunos já vivem fora do país, fazendo sucesso como palestrantes ou grandes cientistas.

“Com essa parceria, ficará mais fácil exportar troca de conhecimento e esta ponte que conseguimos com a Troy vai transformar o cotidiano dos alunos, fazendo com que estudem mais ainda o inglês, e se aprofundem mais nos estudos do seu curso, para assim, terem condições de estudar em um país tão importante no meio acadêmico e do conhecimento”, afirma o educador. “Estou realmente muito contente e é um presente que nossa cidade acaba de ganhar com essa parceria da FAINOR com essa grande instituição nos Estados Unidos”.



Destaques, Educação, Internacional, Vitória da Conquista

Comentário(s)