ONCOLOGIA SAMUR: Entrevista com Dr. Leonel Brito sobre cirurgia minimamente invasiva no tratamento do câncer

Informe Publicitário

6a367b4a-cfea-4ee0-9210-76df92301005

O Dr. Leonel Brito, que está a serviço da Oncologia Samur, conversou sobre as tecnologias que permitem fazer cirurgias no tratamento do câncer com menor lesões do corpo do paciente. O avanço tecnológico aliado a um bom profissional podem ser a chave para um ótimo. pós-operatório

O que é cirurgia minimamente invasiva?

Dr. Leonel B. Vilas Boas: A cirurgia minimamente invasiva, é uma moderna técnica para via de acesso cirúrgico, que oferece ao paciente a possibilidade de um tratamento com menor lesão da integridade corporal. Há várias tecnologias disponíveis como a cirurgia robótica, endovascular, percutânea, endoscópica e a videolaparoscopia.

Qual dessas tecnologias é a mais utilizada em nosso meio e quais suas vantagens em relação à cirurgia aberta ou convencional?

Dr. Leonel B. Vilas Boas: Dentre todas, a videolaparoscopia ou videocirurgia é o método mais difundido e utilizado. Menor dor no pós-operatório, menor tempo de internamento hospitalar com retorno mais rápido às atividades habituais e consequente redução de custos, além de um melhor resultado estético, são benefícios comprovados relacionados às técnicas minimamente invasivas.

Quais são as patologias que podem ser tratadas por videolaparoscopia?

Dr. Leonel B. Vilas Boas: A videolaparoscopia já tem sido largamente utilizada para tratamento das patologias ditas benignas como cálculos da vesícula biliar, apendicite, cistos de ovário, obesidade… Essa tecnologia também vem sendo cada vez mais incorporada em procedimentos mais complexos como na abordagem cirúrgica do câncer.

Que tipos de câncer podem ser tratados por videolaparoscopia?
Dr. Leonel B. Vilas Boas: Na cirurgia oncológica, a videocirurgia vem sendo aplicada com maior frequência para o tratamento de tumores do estômago, intestino, reto, próstata, rins, útero e tumores de pulmão. Os mesmos princípios oncológicos da cirurgia aberta devem ser respeitados na cirurgia minimamente invasiva. Existem indicações e situações específicas em que essas técnicas podem ser aplicadas para o tratamento do câncer sem prejuízo aos resultados oncológicos, assim como outras em que são contraindicadas.

Quem está habilitado a oferecer esse tipo de tratamento?

Dr. Leonel B. Vilas Boas: O tratamento cirúrgico do câncer por procedimentos minimamente invasivos, exige dos cirurgiões treinamento em videolaparoscopia avançada assim como formação em cirurgia oncológica.

O serviço de Oncologia Samur é único em Vitória da Conquista a oferecer abordagem completa em oncologia, com quimioterapia, radioterapia e uma equipe de cirurgiões treinados para oferecer tratamento de excelência também em cirurgia oncológica e cirurgia minimamente invasiva.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)