Tome Nota: Dicas culturais para o feriado!

novo horizonte

Por Mariana Kaoos

Queridos, bom dia, boa tarde, boa noite. É com muito prazer, sorriso e satisfação que venho vos falar. Comigo vai tudo azul. E com vocês, vai tudo em paz? Como andam os preparativos para o feriadão? Já tiraram os vestidos de chita e as camisas quadriculadas do armário? E os festejos serão aonde mesmo? Ibicuí, Chapada Diamantina, Vitória da Conquista ou debaixo dos lençóis? Ah, é, eu já sei: alguns de vocês não estão nem aí para festas juninas e só querem sossego. Acontece. Faz parte. Vou confessar que sempre me irritou essa “obrigação” de ter que ser feliz, festeira e cumprir todos os rituais que essas comemorações específicas exigem.

Digo, só porque é São João eu tenho mesmo que dançar forró, soltar bombas (e aqui se faz necessário um alerta: CUIDADO COM AS BOMBAS!) e tomar quentão? Como disse uma vez o sábio Rodrigo Amarante, acho que “não, porque nem sempre”. Bom, para os amantes juninos e seguidores de outros formatos culturais e artísticos, segue aqui um monte de dica gostosa para esses próximos dias. Se liguem só:

A Crise política no Brasil: Um debate sobre eleições gerais já!

1f5128cf-a522-452c-9e39-00115097c1a5

Acontecerá nessa terça feira cremosa, 21 de junho de 2016, a quarta etapa do Curso de Formação Política e Sindical da Adusb. O formato da discussão será uma mesa que contará com a presença dos convidados Paulo Barela (PSTU) e Milton Pinheiro (Unidade Classista).

E o tema, bom, o tema, que na minha opinião é de fundamental importância na nossa atual conjuntura política do país, se concentra na questão da proposta de eleições gerais, a partir do olhar da classe trabalhadora. Isso mesmo, mores, na noite dessa terça feira, a partir das 19 horas, Paulo e Milton irão abordar um pouco do panorama político no qual estamos imersos e apontar possíveis soluções para essa crise vivida e sentida por todos nós.

Paulo Barela é estatístico no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no Rio de Janeiro. Atualmente, Barela faz parte da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas e é militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU). Milton Pinheiro é cientista político e professor da Universidade do Estado da Bahia, faz parte do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e compõe a corrente trabalhista Unidade Classista.

O espaço é gratuito e vai rolar no Auditório II do Módulo Luizão, aqui na Uesb. Quem quiser, é só chegar.

A descoberta de Geraldão:

d1d2b534-9123-462c-9484-b5adf3c271c7

Sabe quando você passa a vida inteira ouvindo determinado artista e acha que conhece absolutamente tudo de sua obra? E aí, num dia azul e distraído, como que por ironia do destino, você clica naquelas “playlists” do Youtube, aumenta o som e vai ouvindo faixa por faixa até que BUM! Uma música alucinante, saborosa, delicada, sensibilíssima começa a ecoar nos seus ouvidos e você, incrédulo com tamanha beleza, vai correndo para a tela do computador olhar quem é o responsável por essa delícia orgástica. É nesse momento em que você para tudo e pensa consigo mesmo: “Yo no creo en las brujas, pero que las hay, hay. Como é que eu sempre ouvi esse artista e não conhecia essa música?”.

Depois do choque inicial a música gruda que nem chiclete nos seus pensamentos e a perspectiva é de que você fique escutando escutando escutando escutando escutando infinitas mil vezes até que todo mundo ao seu redor encha o saco da canção e, consequentemente, de você. Acredito que todos nós já passamos por isso em algum momento de nossa existência.

Esse fim de semana, por exemplo, aconteceu comigo. Estava eu, tropeçando nos astros, desastrada, até que me apaixonei de modo instantâneo por uma canção de Geraldo Azevedo. Devo confessar que nunca fui lá uma grande fã de sua obra, tampouco de sua voz ou até mesmo seus posicionamentos enquanto artista. Contudo, me derreti todinha com a melodia, a letra e a sua interpretação em Adoro Você.

Em uma rápida pesquisa pela web, achei poucas referências em relação à música. Sei que ela foi lançada no ano de 1994 no álbum Ao Vivo Comigo, de Geraldo. Ao que tudo indica, a composição é de sua autoria. Fora isso, nada mais sei. Adoro você é daquele tipo de produto cultural que pode ser consumido em altas doses, sem a preocupação de causar danos. A canção é para ser ouvida num fim de tarde na praia olhando o mar, no apartamento, deitada na cama, abraçada com o amor ou da maneira que vocês mais acharem conveniente.

Certamente que se me perguntassem o que penso, diria que ela já é A música do São João. Sem mais delongas, Adoro você é a minha dica quente do dia. Aqui, vocês podem dar uma sacada na música e me contar o que acharam dela:

ALPHA- Delta House

88f4e902-8391-41f1-bb3c-5677c3687d7b

Olha aí, ó. Olha aí que novidade irreverente para quem for comemorar o São João aqui em Vitória da Conquista. No dia 23, a partir das 20:30h, vai rolar uma festinha delícia no estilo dancinha sensual, azaração e fogo na pista. Intitulada Alpha, a festa acontece no Vegas Club, antigo Poker Choop. Vocês não sabem onde que fica? Eu também não. Mas calma, não criemos pânico, porque os produtores colocaram o endereço certinho para não ter erros: Rua Ascendino Melo, em frente a Zó Design, pertinho da Praça Vitor Brito.

A novidade é que o “arraiá” da Delta House será regado a open bar (de suco gummy, catuaba e 51) e ao som de djs calientes que prometem apresentar sets com o melhor do universo pop. A line up já está fechada e contará com Zé Preto, Comandante, Tieta do Agreste, Dangerdark e Pedivo. Para quem quiser colar, os ingressos estão no valor de vinte reais (lote único) e podem ser garantidos desde já, através de comissários (https://www.facebook.com/events/235227616848310/). É bom se apressarem, porque na porta ficará por trinta reais. E ai, quem anima de colar?

Preguicinha do feriado:

941cc254-10d8-4942-b89e-1fbc7cd2991c

Não. Vocês decididamente não estão nem um pouco afim de agitação nesse feriado? Sem problemas. O que não falta é dica cultural para curtir esses próximos dias. Dá, por exemplo, para hibernar debaixo do cobertor e fazer maratona de filmes, de séries, como vocês preferirem.

A dica cinematográfica da Kaoosinha vai para a filmografia de Woody Allen. Semana passada, precisei reassistir alguns de seus filmes para me lembrar de como ele é mesmo um diretor genial. Neurótico, por vezes egocêntrico, mas ainda assim, genial.

Para quem não o conhece, Woody é um roteirista, escritor, ator e diretor norte americano. O cara já esteve envolvido (entre escrever, atuar e dirigir) com exatos 55 filmes e é considerado, por grande parte da imprensa, um dos melhores diretores de todos os tempos.

Ele ficou consagrado a partir do meio da década de 1970, a partir do filme Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) em que dirige e contracena com a atriz Diane Keaton. A partir daí, Woody deslancha na sua carreira como diretor, sempre se utilizando de diálogos profundos, introspectivos e, por vezes, até existenciais. Ah, outra coisa bacana é o seu sutil sarcasmo e ironia presente em seus filmes.

Sendo assim e assim sendo, pensei em indicar algumas coisas específicas de sua obra. Filmes mais antigos, mesclados com outros mais atuais. Para quem se interessar, aqui vai:

O Dorminhoco – 1973: https://www.youtube.com/watch?v=Qo2Lo28FNpg

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – 1977: https://www.youtube.com/watch?v=lpaLAL5ZRKo

Zelig – 1983: https://www.youtube.com/watch?v=agkCEOHQVgg

A Era Do Rádio – 1987: https://www.youtube.com/watch?v=YO4aNhgmwp8

Match Point – 2005: https://www.youtube.com/watch?v=wISRAOb6xm0

Vicky Cristina Barcelona – 2008: https://www.youtube.com/watch?v=2gzdYgtHw2w



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)