Conquista: Estudantes fazem campanha em prol da saúde do jovem Djonatahn; entenda a história

13474207_295805680764130_1268709822_n

A anemia falciforme é uma doença de caráter genético hereditário causado por uma mutação gênica que altera a estrutura da hemoglobina gerando diversos problemas de ordem física e emocional para os portadores dessa doença.

Sensibilizados com o jovem Djonatan, de 30 anos, estudantes do curso de enfermagem da FAINOR (Faculdade Independente do Nordeste), em Vitória da Conquista, fizeram uma campanha que se espalhou nas redes sociais.

Djonatan convive com essa doença desde o seu nascimento, quando foi diagnosticado através do teste do pezinho. Na infância conviveu com as dolorosas manifestações clínicas da anemia falciforme, foram múltiplas  internações, principalmente para transfusões sanguíneas, tratamento das crises de dor e exames periódicos.

13457798_295805780764120_1669473355_n

As úlceras nas pernas, que foram os maiores problemas de saúde que Djonatan sofreu, apareceram na adolescência e persistiram por 13 anos ate a realização do transplante de medula óssea, que traz o fim as manifestações clínicas. O procedimento foi feito na cidade de Ribeirão Preto -SP pelo Sus.

Todo o tratamento foi custeado pelo Sistema Único de Saúde, exceto as despesas com viagem e hospedagem.

Sem nenhuma ajuda de custo, Djonatan  depende do TFD, que é um auxílio que cobre as despesas com transporte e ajuda de custo para alimentação e hospedagem. Para continuar o tratamento o jovem precisa de acompanhamento com a equipe médica que o operou. Ele precisa se deslocar para Ribeirão Preto -SP e necessita da ajuda do TFD, mantido pela prefeitura e pelo governo do estado. Os alunos da FAINOR conheceram o jovem a partir de um projeto interdisciplinar sobre Anemia Falciforme e realizam essa campanha para ajudá-lo a receber esse auxílio, seja da prefeitura, do estado e de pessoas que se sensibilizarem com a história do jovem que precisa se tratar fora do seu domicilio.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)