Bahia: Crianças morrem durante incêndio em casarão

RTEmagicC_criancascachoeira.jpg

O governador Rui Costa determinou nesta segunda-feira (13) que uma unidade do Corpo de Bombeiros seja implantada ainda neste mês de junho em Cachoeira, no Recôncavo, com equipamentos e pessoal necessários para atuar na cidade. Neste domingo (12), um incêndio em um casarão vitimou dois irmãos de 3 e 5 anos. Sem bombeiros na cidade, a ajuda teve que vir de Feira de Santana, atrasando o atendimento.

Mais cedo, comentando o caso, Rui disse que era impossível manter unidades do Corpo de Bombeiros em todas as cidades do estado. “Não conseguimos constituir um estado capaz de ofertar um corpo de bombeiros em todas as cidades. Diferente de muitas cidades, lá fora a gente não tem um Corpo de Bombeiros formado por voluntários, que aí seria possível ter bombeiros em todas os municípios, apenas com a coordenação e a direção profissionalizada. Não temos isso”, disse o governado do estado.

Ele disse, ainda, que falou por mensagem com o prefeito de Cachoeira. Na conversa, o gestor do município cobrou a instalação de uma corporação no município que havia sido prometida. O governador questionou a presença de famílias no casarão. “Tudo bem, não instalou. Mas é aceitável que aquelas famílias de sem teto estivessem morando naquele casarão?! São casarão dos séculos XVIII, XVII, constituído quase todo de madeira e em que a combustão é quase instantânea, eu não sou especialista, mas a combustão é rápida. São famílias que viviam sem energia elétrica ligada, sem gás para o cozimento dos alimentos e lidando com fogareiros”, disse Rui.

A atriz Sônia Braga criticou a ausência de bombeiros na cidade. “Eu conheci Cachoeira. Quando estive na Bahia, passei uns dias lá. O trauma que esta cidade está vivendo é enorme. Foi um dia que começou, com Orlando e se encerrou com a tragédia caseira de Cachoeira. A nossa dor de todos os dias. A falta de caso. Não ter um corpo de Bombeiros numa cidade de 35 mil pessoas é inadmissível”, lamentou a atriz em sua página no Facebook.

Fogo e morte
Os irmãos Juracir Arthur Melo de Moura, 4 anos, e Allan Abner Melo de Moura, 3, estavam na casa com a mãe e a avó no momento que o fogo se iniciou. Os garotos estavam no andar de baixo e gritaram por socorro, mas não conseguiram ser resgatados. A polícia acredita que o fogo começou no quarto dos dois. A mãe, Adelita de Melo, 39, tentou salvar as crianças, mas o fogo se espalhou rapidamente. A avó também conseguiu sair da casa.

Segundo Alex Conceição, sargento da Polícia Militar de Cachoeira, os bombeiros de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus só chegaram na cidade cerca de 1h30 após o chamado. Por outro lado, a assessoria do Governo do Estado disse ao CORREIO que os bombeiros iniciaram o trabalho 40 minutos após serem solicitados. Cachoeira fica a 73 quilômetros de distância de Feira.

O fogo começou por volta das 16h30 de ontem. Os corpos das duas crianças foram retirados do casarão hoje. Eles foram levados ao Departamento de Polícia Técnica de Santo Amaro e, de lá, para o de Salvador, devendo passar por exame de DNA. A causa do incêndio ainda é investigada.



Bahia, Destaques, Polícia

Comentário(s)