Conquista: Prefeitura realiza operação ‘Balada Noturna’ na véspera do dia dos namorados

13418679_1022952971092270_1706480383327728806_n

É só se aproximar a data mais romântica do ano, que os casais começam a pensar nas surpresas e nas comemorações do Dia dos Namorados. Da mesma forma, a equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) também planeja uma série de ações para a data.

Nesse sábado, véspera de 12 de junho, a equipe do Caav passou por alguns bares e restaurantes de Vitória da Conquista, abordando os casais e levando uma mensagem: é importante se prevenir em qualquer data.

“O Caav faz ações pontuais ao longo do ano, como no Dia dos Namorados. A nossa principal mensagem é lembrar que quem ama se cuida, e cuida do parceiro, em qualquer época”, diz uma das enfermeiras da equipe, Kamila Dantas.

Uma das pessoas abordadas durante a ação foi a jovem Bárbara Torres, acompanhada do namorado Matheus Caires. “Eu achei muito interessante. Você lembra às pessoas para evitar a transmissão de doenças como HIV e as hepatites”, avaliou.

Durante as abordagens, a equipe fala sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aids e hepatites virais e distribui preservativos, além de orientar os casais a realizar com periodicidade o teste rápido para detecção do vírus HIV.

Balada Noturna – Na sexta, 10, com o mesmo objetivo, a ação da equipe percorreu casas noturnas da cidade e o trecho urbano da BR-116. Foram abordadas mais de 60 pessoas e distribuídos 1.000 preservativos. Independente da época do ano, a Balada Noturna acontece a cada 30 dias, alcançando um público mais vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis.

Além das ações educativas, de orientação e distribuição de preservativos, no último mês, o Caav realizou 556 consultas médicas e 956 testes de HIV e sífilis. Nesta segunda, 13, um estande será montado em frente à unidade para a realização de testes rápidos. O Caav fica na Praça João Gonçalves, centro (próximo do prédio da Prefeitura).



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)