Brigada Militar gaúcha autoriza soldado gay a casar com farda militar de gala

brigada militar

O soldado gaúcho Miguel Martins, de 29 anos,  e o modelo Diego Souza, de 21, vão entrar para a história do Rio Grande do Sul no dia 23 de dezembro desse ano. Pela primeira vez desde que foi fundada, há 178 anos atrás, a Brigada Militar estado autorizou que um militar se casasse com outro homem usando o traje de gala da corporação. Em conversa com o Me Salte, por  telefone, Miguel conta que a decisão da corporação em autorizar o uso da roupa foi rápida. “Protocolei o pedido e com três dias eles já deram a liberação. Existem muitos gays nas forças armadas com um todo e espero que meu gesto e da Brigada Militar sirva de exemplo para outras pessoas que querem possam se assumir sem medo”, contou.

Miguel e Diego se conheceram há 10 meses através do Facebook. Por dois meses os dois ficaram se comunicando apenas pelas redes sociais com uma distância de 565 quilômetros. Diego vivia em Porto Alegre, capital do estado, e Miguel em Uruguaiana, cidade na fronteira com a Argentina. “Nos conhecemos pessoalmente há oito meses e há seis o Diego veio de Porto Alegre para morar aqui comigo”, relata Miguel que assumiu sua sexualidade há 10 anos quando  entrou na corporação. “No início eu ficava um pouco cabreiro. Sabia que as pessoas sabiam e tal, mas não confirmava”, lembra.

Mesmo estando em uma instituição altamente conservadora Miguel destaca que consegue driblar os preconceitos. “A corporação enquanto instituição me acolheu sem preconceitos. Existe um pouco de preconceito, olhares, piadinhas de alguns colegas, mas não me importo com isso. O que importa é ter caráter, honradez e honestidade”, diz.

Festa
O casal pensou em fazer uma cerimônia simples para 120 convidados. Mas, depois da repercussão talvez precise aumentar o número de convidados. “Tem muitos jornais e revistas dizendo que vão vir cobrir a festa. Daí teremos que aumentar o número de convidados”, fala o soldado. A cerimônia vai ser conduzida por Diego Pablo, cerimonialista da revista Acontece, do Rio Grande do Sul.



Brasil, Destaques, Polícia

Comentário(s)