Especial Conquista: As novas ideias e projetos de Achiles Neto

Por Mariana Kaoos

Foto: Arthur Garcia
Foto: Arthur Garcia

Queridos, quando eu vi essa novidade que está pintando pelos ares conquistenses, eu fiquei tão apocopada, mas tão apocopada que tive que fazer uma notinha a parte só para ela. Digo, acho de fundamental importância a gente prestigiar e exaltar quando coisas geniais acontecem, vocês não acham não?

Justamente por isso, que aqui me ponho feliz, a relatar para vocês um pouco do que, já está sendo conhecido como Retiros Autorais. O negócio é o seguinte: Achiles Neto, nosso Achiles Neto, cantor, compositor, poeta e um dos integrantes do grupo Caim (que, por enquanto, deu um tempo), finalmente, para a nossa honra e alegria, regressou à Vitória da Conquista. Mas olhem só, não foi um regresso qualquer.

Ao que tudo indica, Achiles trouxe na mochila novas ideias e projetos e encantos. Novas ideias e projetos e encantos e desejos. Um eles, em especial, foi o de resgatar suas antigas composições guardadas na gaveta e dar visibilidade às parcerias que ele tem com outros compositores e amigos. “A ideia de fazer dessa mostra um retiro, toma a importância de convidar as pessoas para uma experiência mais crua com as canções, com menos elementos, pela qual a música exerce uma função menos decorativa – ao meu ver, uma tendência bastante presente nos dias de hoje”.

Achiles também afirma que são as composições, as grandes protagonistas dos Retiros Autorais. “Gostaria que o público presente estivesse disposto a ouvir canções desconhecidas e a encontrar compositores pouco difundidos nos meios de comunicação, em sua forma mais cotidiana e comum possível. O objetivo dos Retiros é buscar a unidade entre público e compositor, para que ambos sejam o canal por onde a música passa e toma vida”. Comenta.

Quem está assumindo a produção do projeto é o Coletivo Suiça Bahiana que, diga-se de passagem, sempre tem umas ideias bacanas e diferenciadas de cultura e arte aqui na nossa cidade. Gilmar Dantas, produtor do coletivo e do Retiros Autorais afirma que a ideia é de que o projeto tenha uma periodicidade e que possa movimentar a nossa cena local, “sempre valorizando a questão do autoral”.

Bom, é de dar água na boca, diga ai?! E agora, é o momento em que eu revelo a surpresa, o toque derradeiro para deixar todos vocês loucos, ávidos pelo início do projeto. Nessa primeira edição dos Retiros Autorais, a convidada especial é ninguém mais ninguém menos que a linda e talentosíssima Ana Barroso. Não sabe quem é? Calma que eu lhe digo: Ana é compositora, cantora e atriz. Uma figura de alma sensível e sorriso escancarado. Ela já foi cantora do grupo Brincando de Cordas e já atuou em oito espetáculos teatrais e nas montagens de Cenas Brasileiras, no I Festival de Ópera Brasileira. Tá bom ou vocês querem mais?

Mais! Mais e mais e mais e mais! Outra coisa bacana do projeto é que ele virá com preços populares. Os ingressos estão no valor de 10 reais e podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br. É bom correr e garantir logo o seu, porque serão disponibilizados apenas 150 ingressos. Só intensificando: o Retiros Autorais será nessa quinta-feira, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Carlos Jehovah. Vale cantar junto, aplaudir, assobiar e, mais ainda, sair apaixonado, ok?



Cultura, Destaques, Entrevistas, Vitória da Conquista

Comentário(s)