Conquista: Achiles Neto convida Ana Barroso para a 1ª edição do projeto ‘Retiros Autorais’

AchilesNetoCaim

“Retiros Autorais” são encontros entre compositores facilitados pelo cantor e compositor Achiles. A proposta dos Retiros é proporcionar ao público uma experiência “crua” e íntima com as composições dos artistas participantes por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas. Em cada edição, serão intercaladas interpretações de canções do artista anfitrião com apresentações de composições do/da artista convidado/a da vez. Os “Retiros Autorais” primam pela informalidade dos encontros entre compositores, nos quais a música também é combinada com relatos de trajetórias pessoais, expectativas profissionais dos artistas e suas motivações criativas. Por esta razão, os “Retiros” se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade. A primeira artista convidada é a compositora Ana Barroso. Quem assina a direção musical da primeira edição dos Retiros é o músico e compositor Tiago Menezes. A primeira edição acontece no próximo dia 28, quinta-feira, no Teatro Carlos Jehovah, às 20h.

Achiles é cantor e compositor de música brasileira. Começou a cantar aos 7 anos, numa banda de percussão de sua cidade, Maracás-BA. Aos 12, assumia os vocais da banda de seu pai, Me Leva, na qual foi vocalista por 8 anos, realizando shows em toda a Bahia e em cidades no interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e São Paulo.

Ao iniciar a graduação em Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Achiles conheceu Marcus Marinho, com quem desenvolveria sua aptidão para a composição. Ao lado de Marinho, participou de muitos festivais em todo o país, sendo premiado e reconhecido em muitos deles. Juntos, lançaram dois discos: “Pandora” e “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, este último dando vida ao grupo que lideraram por 3 anos, o CAIM.

Agora, Achiles prepara o lançamento de seu primeiro EP, intitulado “Divino e Ateu”. O trabalho está sendo produzido por Tiago Menezes e inclui composições em parceria com amigos compositores, como Marcus Marinho, André Fernandes, Conrado Pera e Paulo Monarco.

Ana Barroso é cantora, compositora e atriz. Nasceu em Vitória da Conquista e renasceu em Jequié, onde cursa Licenciatura em Teatro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Filha do cantor e compositor Nagib Barroso, Ana Barroso tem fortes raízes musicais e trajetória assentada em referências marcantes como Edith Piaf, Carmem Miranda, Adriana Cacanhotto, Gal Costa. De 2008 a 2010 foi vocalista da banda Brincando de Cordas, importante grupo do cenário musical baiano; em 2011, juntamente com Nagib Barroso, representou o país em Sankt Gallen, Suíça, com o relevante show musical intitulado Um Dia de Brasil. Como atriz, atuou em oito espetáculos teatrais e nas montagens de “Cenas Brasileiras”, no I Festival de Ópera Brasileira, com as composições de Elomar Figueira. Ana Barroso é um elo entre o original e a tradição; em suas canções autorais, expressa em fina poesia e inusitadas metáforas a sinceridade do viver, do amar, do sentir. Hoje, depois do nascimento de Lira, sua primeira filha, Ana sente-se inspirada e feliz rumo ao seu primeiro CD autoral.

 

SERVIÇO:

RETIROS AUTORAIS – ACHILES CONVIDA ANA BARROSO

DATA: 28/04/2016

LOCAL: TEATRO CARLOS JEHOVAH

HORÁRIO: 20H

INGRESSOS: R$ 10, A VENDA NO SYMPLA

(https://www.sympla.com.br/retiros-autorais—achiles-convida-ana-barroso__64755)



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)